×
Compartilhar Inscreva-se

Qual a temperatura correta para assar a carne do churrasco?

Cada vez mais democrática, a função do churrasqueiro vem se tornando mais fácil. Isso porque encontrar dicas e informações para fazer um bom churrasco é muito fácil e, é claro, por aqui, a gente contribui com isso para você fazer churrascos super deliciosos. 

E uma das dúvidas que mais surge é sobre a temperatura certa para assar a carne do churrasco. Por isso, hoje, a gente compartilha com você algumas dicas sobre esse tema, separando por tipos de carne para você não errar mais!

Vamos lá?

Mas, afinal, qual a temperatura ideal para assar carne na churrasqueira?

Qual a temperatura ideal para assar carne na churrasqueira?

Já vamos começar desmistificando a informação: não há uma temperatura única e correta para assar carne na churrasqueira. Cada tipo de carne, cada corte e cada gosto pessoal requer uma temperatura diferente.

O tempo de cozimento também pode variar dependendo da espessura da carne e da intensidade do calor da churrasqueira.

Para esclarecer mais esse assunto, vamos separar as informações por tipo de carne: bovino, suíno e de frango.

Temperatura da churrasqueira para fazer cortes bovinos

Em geral, para carnes vermelhas como picanha, costela e filé mignon, a temperatura ideal da churrasqueira é entre 180°C e 230°C. Outras dicas ajudam a não errar o ponto: 

– Tempo no fogo: cerca de 40 min (no caso da picanha e contrafilé, por exemplo); 

– Quanto mais espesso o corte, mais tempo na churrasqueira;

– O teste da palma da mão também pode ajudar: coloque sua mão sobre o fogo e conte até 5. Se você aguentar por esse tempo, pode colocar carne no fogo que o churrasco vai começar. 

Temperatura da churrasqueira para fazer cortes suínos

Para cortes suínos como costela de porco, lombo, pernil e filé de porco, a temperatura ideal da churrasqueira é entre 150°C e 180°C.

A carne suína deve ser cozida até atingir uma temperatura interna segura de 63°C. Para determinar isso, é recomendado utilizar um termômetro de carne.

O tempo de cozimento pode variar dependendo do tamanho e da espessura da carne, mas em média, leva de 30 a 60 minutos para cozinhar um corte suíno. Como esse corte fica pronto mais rapidamente, é importante ficar atento para que não fique seco, perdendo a suculência. 

cta_hambúrguer

Temperatura da churrasqueira para assar linguiça

Aqui, vamos fazer uma pausa para falar sobre a temperatura ideal da churrasqueira para assar linguiça – já que um bom churrasco não está completo sem um aperitivo, não é mesmo?

Para assar linguiça na churrasqueira, a temperatura ideal é entre 180°C e 200°C. É importante lembrar que a linguiça é um produto de carne moída e temperada, por isso, ela deve ser cozida completamente antes de ser consumida.

Em média, leva cerca de 20 a 30 minutos para cozinhar completamente na churrasqueira.

Temperatura da churrasqueira para fazer carne de frango

Mais presente nos petiscos, a carne de frango também tem a sua vez no churrasco. Para fazer carne de frango na churrasqueira, a temperatura ideal é entre 165°C e 175°C. É importante cozinhar o frango completamente.

O tempo de cozimento pode variar dependendo do corte e do tamanho do frango, mas em média, leva cerca de 20 a 30 minutos para cozinhar um filé de frango na churrasqueira. Além disso, é importante virar o frango regularmente durante o cozimento e evitar deixá-lo na churrasqueira por muito tempo, para que não fique ressecado.

São muitas informações, não é mesmo? Por isso, nada melhor que a prática para levar à perfeição de um bom churrasco. Quanto mais você você, mais se aproxima do ponto – e da temperatura – certa da sua carne. 

Por isso, que tal convidar a família e os amigos e preparar um churrasco bem gostoso? Afinal, ninguém vai ficar triste por viver essa experiência com você!

Conte com os nossos cortes selecionados, com alto padrão de qualidade, para esse momento: clique aqui e confira as opções que você encontra nos supermercados e açougues mais próximos!

E não esqueça de seguir a gente lá no nosso Instagram: tem dicas, tem informações e tem muita coisa que dá água na boca! 

 

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op