×
Compartilhar Inscreva-se

Churrascos pelo mundo: o Barbacoa mexicano

Quem acha que no México só tem guacamole se engana. Outro prato bastante conhecido naquele país é o churrasco, mas que é chamado de Barbacoa. A comida é bem tradicional aos fins de semana, festas, casamentos e da carretera México-Querétaro.

Se você é um aventureiro quando se trata de experiências culinárias, você pode ser corajoso o suficiente para conhecer um pouco mais dessa cultura e aprender a fazer essa deliciosa Barbacoa mexicana.

O que é Barbacoa? É uma maneira de assar uma cabeça de carne ou carneiro (conhecido como borrego). A qualidade da carne é importante uma vez que o sabor da mesma será ressaltado. 

O método de cozimento, o qual os mexicanos dominam com maestria desde os tempos pré-hispânicos, tem algo de semelhança com os brasileiros: fogo no chão e tempo de cozimento.

Origem da Barbacoa

Existem duas teorias principais sobre a origem da palavra Barbacoa: a primeira é proveniente do maia Baalbak’Kaab (carne coberta com terra); e a segunda que se origina do taino caribenho Barabicu (carne cozida em andaimes de madeira). 

Todavia, independente da origem, o Barbacoa é um delicioso churrasco mexicano onde o sistema de cozimento é o calor indireto.

Tradição culinária

O método de cozimento da Barbacoa consiste em fazer um buraco no chão, aquecê-lo com brasas de madeira e colocar pedras para o cozimento. Sobre essas pedras, os mexicanos colocam a carne, mas tem um segredo: a carne é embrulhada em folhas de maguey, também conhecida como agave americana.

As folhas de maguey possuem bordas espinhosas distribuídas em rosetas, podendo atingir até três metros de comprimento. Ela lembra muito uma babosa gigante, mas trata-se de uma planta suculenta, conhecida no Brasil como Agave.

Depois de embrulhar essa carne, é hora de enterrar no buraco para cozinhar por longas horas. Agora o processo é esperar dar o tempo de cozimento necessário.

Você deve estar se perguntando: quanto tempo essa carne fica no buraco recebendo o calor do fogo? Geralmente leva 3 horas para esse prato típico mexicano ficar pronto. Quando o buraco é destampado o cheiro de Barbacoa vai longe

Além de uma suculenta carne e bastante saborosa, sobre as folhas do maguey forma-se um caldo que os mexicanos chamam de consomê. Geralmente esse caldo é reservado para fazer uma espécie de sopa com grãos de bico.

Barbacoa e suas adaptações

Embora o tipo de preparação do Barbacoa seja bem tradicional no México, há infinitas variações no tipo de carne utilizada, no tipo de condimento, no material usado para embalar a carne e no próprio processo de cozimento.

Barbacoa pode ser cozido no vapor em uma panela grande ou assado em forno regular. O que todos os barbacoas têm em comum, no entanto, é uma longa e lenta temperatura de cozimento e um produto final que é macio, facilmente desfiado e não perdeu sua umidade natural.

Receita

Lauren Portella, preparou uma barbacoa mexicana adaptada para os dias de hoje, com uma panela de ferro e cozimento no fogão. Ela utilizou carne de gado, confira.

Os ingredientes são:

  • 1kg bife do vazio
  • 4 cebolas
  • Tomilho
  • 1 Pimenta dedo de moça
  • 4 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 1 litro de caldo de carne
  • Sementre de coentro em pó
  • 1 colher de pasta de tomate (ou extrato)
  • 2 doses de tequila 
  • Sal
  • Pimenta do reino

cta-guia-cortes-bovinos

Todos os ingredientes são colocados na panela e, em fogo baixo e cozimento lento, o barbacoa ficará pronto em no máximo 4 horas. No vídeo você irá perceber que a carne irá se desmanchar. É excelente para comer junto com as tortilhas mexicanas

Gostou de conhecer um pouco sobre o churrasco mexicano? Para mais dicas e receitas culinárias envolvendo carnes e acompanhamentos, siga-nos no Instagram

No nosso canal do YouTube você também poderá acompanhar outras receitas com o nosso Master Chef e embaixador do Frigorífico Arvoredo, Silvio Moratelli. Só clicar AQUI para acompanhar os nossos vídeos.

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op