×
Compartilhar Inscreva-se

Quais os segredos do porco à pururuca?

Você com certeza já deve ter experimentado porco à pururuca ao longo da sua vida. Se ainda não, você está perdendo a chance de saborear uma deliciosa carne suína com aquela crocância. Mas como fazer para pururucar carne de porco?

Obviamente existem algumas técnicas para deixar o couro do porco bem sequinho e crocante. Outra dica é escolher o pedaço da carne ideal para chegar a essa consistência de “croc croc”. A parte do porco mais utilizada é a barriga, também conhecida como panceta.

Ah! Já que a panceta é mais utilizada para fazer porco à pururucar, o que acha de ficar com água na boca depois de ver esse vídeo de uma deliciosa panceta crocante? Só clicar AQUI e dar uma espiadinha! 

O porco à pururuca pode ser uma ótima ideia de aperitivo crocante ou até mesmo uma alternativa para variar o cardápio de almoço e jantar da semana.

A técnica de pururucar pode ser feita no forno, na churrasqueira, na airfryer e até mesmo com o maçarico. São inúmeras formas de pururucar e que vão deixar a carne de porco mais do que especial para servir aos amigos e à família.

Mas antes de anotar as receitas que estão logo abaixo, você sabia que a carne suína tem alguns benefícios para o organismo? Confira os 5 bons motivos para comer carne suína.

Porco à pururuca no forno

O segredo da textura pururuca está em secar bem a pele com papel toalha, furar toda a superfície com uma faca (sem alcançar a carne) e não deixar nenhum líquido encostar nela. Dessa forma, apenas o outro lado da peça será temperado.

O tempero fica a seu critério, podendo levar cominho, alecrim fresco, sal e/ou pimenta-do-reino. Esse pedaço vai para o forno, por isso é indicado colocar todos esses ingredientes sobre um alumínio e a carne por cima.

Temos um material bem legal, já publicado no nosso blog, que aborda temperos para carne. Só clicar no link abaixo!

Continuando a receita, o próximo passo é embrulhar a carne e deixar o couro virado para cima, mas sem cobri-lo. Para pururucar e ficar crocante, o sal grosso é o melhor amigo de quem quer desidratar um alimento. Basta jogar uma quantidade boa de sal sobre a pele e levar essa peça ao forno.

O forno deve estar pré-aquecido a 180 graus e o tempo para assar e cozinhar a carne é de aproximadamente uma hora e meia, ou até ver que a pele sob o sal está bem avermelhada.

Retire o sal depois desse tempo, verifique se a carne de porco ficou bem assada e coloque-a sobre uma grelha e uma assadeira. Isso porque você irá despejar sobre o couro da carne de porco um óleo bem quente.

Para essa técnica, coloque uma boa quantidade de óleo no fogo até que comece a formar as primeiras bolhas. Depois é só regar o couro e está pronto o porco à pururuca.

Porco à pururuca na churrasqueira

A carne suína assada na brasa é uma delícia, mas como pururucar o couro do porco assado? A panceta deve ser levada ao fogo brando com o couro virado para cima.

Normalmente o tempo de assar essa peça é de aproximadamente 1 hora. Já o pernil e a paleta, que são maiores, levam cerca de 3 horas.

Para ter certeza que a carne assou é só cortar um pedaço pequeno na lateral e experimentar.

Para pururucar o couro, é preciso descer a grelha para próximo da brasa e verificar se o calor da brasa é o suficiente. Para isso, com cuidado, coloque a mão sobre a brasa e conte até quatro. Essa é a temperatura correta para colocar o porco na grelha com o couro virado para baixo.

A pele da carne de porco vai começar a pipocar e será o momento certo de concluir o preparo de um saboroso porco à pururuca na brasa.

Porco à pururuca na airfryer

Hoje em dia todo mundo tem uma airfryer em casa. A carne de porco fica uma delícia, sem contar que o modo de preparo é rápido e fácil.

Corte a panceta em pedaços menores ou em cubos para caber na airfryer. Lembrando que o couro deve estar seco para pururucar. Ajuste a potência para 200 graus pelo tempo de 25 minutos. Porém, é bom ficar de olho a cada pouco para evitar que a carne passe do ponto.

Para servir, prepare alguns molhos diferentes, até mesmo o de barbecue, algumas torradas de alho e está pronta a carne de porco à pururuca na airfryer para servir aos convidados

Como pururucar carne de porco com o maçarico? Não são todas as pessoas que têm um maçarico culinário em casa, mas caso você tenha, o processo de assar não é diferente. Ao final, você apenas irá passar o maçarico no couro até que comece a levantar as bolhas e ficar crocante.

Gostou das técnicas de preparo de um delicioso porquinho à pururuca? Confira mais dicas e receitas acompanhando nossas redes sociais. Até a próxima dica!

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op