×
Compartilhar Inscreva-se

O sabor do campo na sua mesa: dicas de como fazer a melhor costela no espeto

Preparar aquela carne deliciosa na brasa pode não ter segredo, mas ter dicas de um bom churrasqueiro pode fazer toda a diferença. Foi pensando nisso que o Frigorífico Arvoredo trouxe para você novidades para despertar ainda mais o amor pelas carnes.

“O sabor do campo na sua mesa” é um projeto culinário que levará até você dicas e ideias de um verdadeiro especialista em carnes, Silvio Moratelli, do Quintal da Brasa. Esse entusiasta do mundo da carne será nosso embaixador a partir de agora.

Embaixador do Frigorífico Arvoredo

Mas quem é Silvio Moratelli? Um apaixonado por carnes! Silvio é psicólogo por formação, mas foi em 2012 que após uma viagem ao Uruguai virou a chave de sua vida. Percebeu na cultura dos “hermanos” uma maneira muito diferente de preparar carnes e cortes que, naquela época, não eram vistas no Oeste catarinense.

Foi aí que passou a se dedicar aos estudos do mundo da carne, buscando por literatura na área da ciência da carne, métodos inovadores e rústicos de preparo de alimentos, temperos e receitas diferentes, passaram a tomar conta do dia a dia deste chapecoense. 

Silvio já viajou por boa parte do Brasil, Uruguai e Argentina participando de festivais de churrasco, fazendo cursos com os mais renomados churrasqueiros desses países.

Inquieto, frequentemente visita produtores, frigoríficos e casas especializadas, criando estratégias para fomentar o mercado e valorizar toda a cadeia produtiva, até o cliente final.

Moratelli criou a empresa Quintal da Brasa em 2017, especializada em eventos gastronômicos, onde o fogo vivo é o grande protagonista dos preparos. Além disso, Silvio é curador de festivais de churrasco, tendo atendido um público que ultrapassa 15 mil pessoas.

Agora você conhece um pouco mais do nosso embaixador. É ele que vai apresentar nossa série especial de receitas do Frigorífico Arvoredo onde você poderá conhecer todos os nossos produtos de uma maneira muito mais prática e gostosa. Venha aprender a preparar aquele churrasco saboroso!

Costela bovina

A costela bovina já ganhou o coração dos churrasqueiros de plantão pelo seu sabor e sua suculência quando preparada de forma correta. E é sobre esse corte que falaremos hoje. 

Mas antes de acender o fogo, você sabe como escolher a costela bovina para que seu churrasco seja um sucesso? Já publicamos aqui no nosso blog um post sobre isso, é só clicar AQUI para conferir e não errar na hora da escolha.

Sabia que existem duas variedades de costela? A costela ripa e a ponta de agulha. A primeira está localizada na parte de cima do boi, junto ao dorso. Apresenta ossos maiores, mais largos e todos na transversal. 

Já a costela ponta de agulha é a parte dianteira e traseira do boi. É formada ainda por ossos mais finos, muitas cartilagens, e gordura e carne incorporadas, sendo considerada a “rainha das churrasqueiras” por sua maciez e suculência.

Como preparar uma deliciosa costela

Vamos ao que interessa: como preparar uma costela do Frigorífico Arvoredo! Neste primeiro vídeo de “O sabor do campo na sua mesa”, Silvio Moratellli prepara uma simples costela usando apenas sal grosso, espeto e fogo de lenha. 

Você precisará de pelo menos 2h30min até chegar a uma costela suculenta, por isso, reserve esse tempo. Enquanto a costela é assada, aproveite o tempo com os amigos e a família em volta da churrasqueira. São momentos preciosos como esse que fazem toda a diferença.

No vídeo, o nosso embaixador traz três dicas importantíssimas para preparar a costela, também considerada a rainha das churrasqueiras

  • Dica 1: Na hora de espetar, faça pequenas ondulações entre o matambre e o filé da costela para que, durante o assado, a parte debaixo do filé não caia.
  • Dica 2: Espalhe um pouco de água na costela para que o sal grosso fixe melhor.
  • Dica 3: Salgue todos os lados da carne para que o tempero fique uniforme em todo o corte.

Depois disso não tem segredo, basta colocar a costela na churrasqueira na parte alta. Gire várias vezes até chegar ao resultado final: uma carne suculenta e macia.

Venha acompanhar esse vídeo do nosso especialista em carnes para não deixar nenhum detalhe escapar.

 

Como escolher a costela ideal

Na hora de comprar a costela, 4 coisas principais devem ser observadas por você: cor, ossos, cheiro e elasticidade.

Esses itens podem até parecer estranhos para quem ainda não é habituado a selecionar os cortes, mas ajudam, e muito, na escolha da costela ideal.

  • Cor: evite pedaços com gordura muito amarelada ou carne mais amarronzada; esses são indícios de carne de boi velho.
  • Ossos: não compre pedaços com ossos muito largos, pois também entregam a avançada idade do boi.
  • Cheiro: o cheiro de carne passada é perceptível e, embora não tenhamos como expressar isso de maneira mais apurada aqui no post, vale reforçar a dica: cheire a carne para saber.
  • Elasticidade: peça para que o açougueiro faça o teste do furo com o dedo em dois ou mais pedaços e observe atentamente para perceber a peça mais macia.

Agora que você já teve algumas dicas de como preparar uma deliciosa costela, faça a escolha certa com o Frigorífico Arvoredo. Possuímos carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade.

São cortes nobres e selecionados que dão um toque especial e oferecem uma refeição prazerosa e deliciosa para você e toda sua família.

Já que a ideia do “O sabor do campo na sua mesa” é mostrar praticidade na sua casa na hora do preparo de carnes, qual será a dica do próximo vídeo do nosso embaixador? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro do mundo das carnes.

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op