×
Compartilhar Inscreva-se

Você sabe as diferenças entre os tipos de linguiça?

Aquele churrasco de domingo com a família reunida sempre tem no fogo um petisco antes do prato principal. Estamos falando da linguiça, além de saborosa, é ótima para abrir o apetite. Mas você sabe as diferenças entre os tipos de linguiças?

Outro detalhe é que nem toda linguiça fica tão saborosa se for feita na brasa, por exemplo. Isso porque cada tipo de linguiça combina com uma receita diferente.

Ficou curioso para descobrir as características de cada linguiça? Continue a leitura e tire todas as dúvidas quanto aos sabores de cada uma!

Linguiça Toscana

Linguiça Toscana Arvoredo

Como estamos falando primeiramente de linguiça para o churrasco, a toscana definitivamente é uma das mais queridinhas e apreciadas pelos brasileiros quando o assunto é aperitivo.

Esse tipo de linguiça é feita com carne de porco. Para dar aquele sabor especial, alguns condimentos e temperos são misturados à carne. Também existem as versões sem pimenta, afinal, ninguém é obrigado a gostar desse tempero.

Mas não é só no churrasco que essa linguiça pode ser saboreada. Existem outros pratos maravilhosos para agradar o paladar de qualquer pessoa, como é o caso do risoto de linguiça toscana, linguiça no forno com arroz gratinado e até penne com ragu de linguiça.

Linguiça Mista

Outra que também é usada em churrascos é a linguiça mista. Como o próprio nome já diz trata-se de uma linguiça feita com a carne de porco e a de boi, por isso apresenta pontos avermelhados e brancos, além do seu formato pode ser tanto mais grosso quanto mais fino.

A linguiça mista crua é a mais indicada para fazer na brasa. As pré-cozidas são mais secas e podem acabar ficando esturricadas se feitas em fogo muito alto. 

Linguiça de Pernil

Nada mais é que uma linguiça suína, pois sua produção é feita com 100% de carne de porco. Seu formato é mais comum fininho a as variações podem ser com ou sem pimenta e, nas duas, o sabor é bem marcante.

Quando se trata do pernil, vale ressaltar que é considerado uma das partes nobres do porco, pois é retirado da perna traseira do animal e que inclui alcatra, picanha e maminha.

Linguiça Campeira

Linguiça Toscana Arvoredo

Com a característica marcante de ser mais apimentada, a linguiça campeira se difere das demais pois é produzida com pedaços maiores de carnes selecionadas, além do formato ser bem autêntica, em caracol, trazendo toda a tradição e o sabor da linguiça artesanal.

Linguiças defumadas

Existem também no mercado as linguiças defumadas, que nada mais são que linguiças que passaram por um processo de pré-cocção.

Por conta dessa característica, geralmente elas costumam ser mais secas e acabam ressecando ainda mais ao entrar em contato com a brasa. 

Deliciosa como as demais, a sugestão é utilizá-las em receitas de almoço e jantar, como a de arroz tropeiro, por exemplo. 

Dentre as linguiças defumadas estão: calabresa, portuguesa e o paio. Veja suas diferenças!

  • Calabresa: feita exclusivamente de carne suína, ela também acompanha cheiro verde e pimenta. Ela é curada e normalmente também é defumada. Ou seja, ela passa por um processo de pré-cozimento e não é muito indicada para o preparo de churrascos. Curiosidade: Linguiça Calabresa homenageia a cidade italiana de Calábria, onde surgiu.
  • Portuguesa: também feita de carne suína, porém é mais leve e não carrega o gosto forte da pimenta. Embora a calabresa e a portuguesa possam ser utilizadas nas mesmas receitas, a portuguesa combina mais com alguns pratos, como a tradicional receita de feijoada!
  • Paio: ela é feita através de misturas de carne bovina e suína. Também é curada e defumada, e serve para o preparo de receitas e pratos típicos, como é o caso da feijoada.

Linguiças defumadas Arvoredo

Linguiça artesanal

Ela é feita com matérias-primas selecionadas, sem uso de aditivos e, alguns anos atrás, era feita com tripa do animal. Hoje em dia, o gosto saboroso permanece o mesmo, porém seu processo de produção já evoluiu bastante.

Dentre as linguiças artesanais existem alguns tipos, como:

  • Linguiça artesanal de costela;
  • Linguiça artesanal de pernil;
  • Linguiça artesanal apimentada.

Agora que você está expert sobre as diferenças das linguiças, o Frigorífico Arvoredo possui uma variedade de linguiças saborosas para todos os gostos e paladares. A mais apreciada sem sombra de dúvidas é a toscana, seguida da pernil e também a campeira.

Mas tem também linguiças para gostos mais requintados, como a linguiça de pernil com ervas finas e a linguiça campeira picante. E o que falar da linguiça alemã? Simplesmente remete às origens, com um toque a mais de queijo, de bacon ou a tradicional.

A novidade que o Frigorífico Arvoredo implementou no seu catálogo de produtos foi a linguiça costela e a linguiça de costela com queijo. Além, é claro, a linguiça de churrasco.

cta-guia-cortes-bovinos

Conheça todos os tipos de linguiças através desse link.

Não deixe de nos seguir pelas redes sociais para ficar por dentro das novidades e receitinhas deliciosas para ocasiões especiais.

 

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op