out 31
Como escolher a costela ideal para seu churrasco

Como escolher a costela ideal para seu churrasco

A costela bovina está entre os cortes com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Quem é fã de um bom churrasco, certamente, tem essa carne no topo da lista de preferências, já que ela é considerada um corte nobre, mas que pode ser encontrada com preço acessível.

Bastante suculenta e com muitas variedades de preparo, a costela tem atraído cada vez mais fãs, mesmo exigindo um tempo maior de cozimento do que a maioria dos cortes tradicionais.

Mas, o segredo principal de uma boa costela não está apenas em sua preparação. A escolha da carne é o primeiro e o mais importante passo para obter um resultado final à altura do corte.

E, para te ajudar nessa tarefa, selecionamos os principais pontos a serem considerados na compra de um costela bovina de primeira. Acompanhe!

1dfde6fe-f019-456d-9c5c-31a74369ee89

O que observar

Na hora de comprar a costela, 4 coisas principais devem ser observadas por você: cor, ossos, cheiro e elasticidade. Esses itens podem até parecer estranhos para quem ainda não é habituado a selecionar os cortes, mas ajudam, e muito, na escolha da costela ideal.

Cor: evite pedaços com gordura muito amarelada ou carne mais amarronzada; esses são indícios de carne de boi velho.

Ossos: não compre pedaços com ossos muito largos, pois também entregam a avançada idade do boi.

Cheiro: o cheiro de carne passada é perceptível e, embora não tenhamos como expressar isso de maneira mais apurada aqui no post, vale reforçar a dica: cheire a carne para saber.

Elasticidade: peça para que o açougueiro faça o teste do furo com o dedo em dois ou mais pedaços e observe atentamente para perceber a peça mais macia.

Qual costela comprar

Basicamente, existem duas variedades: a costela ripa e a ponta de agulha. A primeira está localizada na parte de cima do boi, junto ao dorso. Apresenta ossos maiores, mais largos e todos na transversal. Sua carne costuma ser um pouco mais seca.

Já a costela ponta de agulha ou Minga é encontrada na parte dianteira e traseira do boi. É formada ainda por ossos mais finos, muitas cartilagens, e gordura e carne incorporadas, sendo considerada a “rainha das churrasqueiras” por sua maciez e suculência.

Tanto uma quanto a outra devem ser assadas com o lado do osso virado para baixo.

Onde comprar

A carne é um prato muito especial e que merece garantia de qualidade e procedência para ir a sua mesa. Portanto, procure um mercado ou açougue de confiança, que conte com profissionais sérios que possam te orientar a fazer a melhor escolha.

Há muitos locais vendendo “gato por lebre” para seus consumidores e, para que você não caia em uma dessas armadilhas, pesquise, busque referência e informações sobre o estabelecimento e ainda sobre a origem da carne. Tudo isso ajuda a garantir a qualidade do produto.

Faça a escolha certa: Frigorífico Arvoredo

Carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade é com o Frigorífico Arvoredo. São cortes nobres e selecionados que dão um toque especial e oferecem uma refeição prazerosa e deliciosa para você e toda sua família.

Atuamos no mercado há mais de 20 anos, atendendo mais de 20 municípios do Oeste catarinense. Através de estabelecimentos, eventos e representantes parceiros, levamos o sabor do campo até sua mesa. Por isso, não tenha dúvidas: carne boa e de qualidade é do Frigorífico Arvoredo.

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *