mar 18
Delicioso churrasco acompanhado de legumes e frutas grelhadas

Delicioso churrasco acompanhado de legumes e frutas grelhadas

O encontro em família ou com os amigos para aquele delicioso churrasco tem que ter carnes selecionadas do Frigorífico Arvoredo, certo? Para complementar o cardápio e agradar os paladares, o que acha de acrescentar vegetais ou frutas grelhadas?

Não necessariamente é um churrasco para veganos, mas aposto que você já comeu aquela cebola assada na brasa ou um suculento abacaxi com canela também preparado na churrasqueira.

São receitas simples e práticas de preparar necessitando apenas de uma grelha ou de espetado mesmo. Mas quais vegetais, por exemplo, podem ser assados?

Legumes grelhados no churrasco

  1. Milho assado.
  2. Abobrinha caipira.
  3. Tomatinho cereja.
  4. Tomatinho mascote.
  5. Cebola roxa.
  6. Pimentão verde, amarelo e vermelho.
  7. Brócolis grelhados.
  8. Aspargos.

Vamos às dicas!

Cebola assada

A cebola assada na churrasqueira é um complemento e tanto para qualquer churrasco, mas para isso é preciso saber preparar para não passar do ponto, ressecar ou ficar com aquele gostinho amargo de queimado.

Cebola na grelha

Leve as cebolas, especialmente de tamanho médio, diretamente à grelha da churrasqueira. Corte-as ao meio e posicione as metades sobre a grelha bem quente.

Essa forma vai garantir um sabor mais intenso de defumado. O tempo varia de acordo com o tamanho das cebolas, mas leva em média 20 a 25 minutos para cada lado.

Cebola no espeto

Se você preferir, pode colocar as cebolas no espeto com casca e tudo, deixando 30 minutos de cada lado. Após, é só retirar a casca e degustar uma cebola bem assada, macia e suculenta.

Assim que tirar as cebolas do espeto ou grelha, desmanche os anéis da cebola, coloque em uma tigela e tempere com shoyu, Lemon Pepper, pitada de sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite.

 

 

Abobrinha grelhada

Essa é muito fácil: basta cortar a abobrinha em fatias finas horizontalmente, untar com óleo, temperar com sal e levar para a grelha. Quando elas estiverem douradas e macias, basta servir!

Pimentões grelhados

Pimentões grelhados

Um clássico no churrasco argentino e uruguaio, os pimentões podem ser preparados na grelha ou você pode cortá-los em pedaços e juntá-los aos espetos de carne – eles dão um belo colorido ao churrasco.

Para isso, corte os pimentões ao meio, retire as sementes e leve para a brasa bem quente por cerca de 15 a 20 minutos. Quando a pele estiver escura e com bolhas, é só tirar da grelha e servir.

Berinjela na grelha

Você pode também preparar uma deliciosa berinjela que acompanha muito bem um churrasco.

Para o preparo, lave bem as frutas e corte em fatias ou em rodelas, como você preferir.

Unte com óleo, tempere com sal e pimenta e leve para a grelha por 15 a 20 minutos, dependendo da grossura que você cortou. Quando elas estiverem queimadinhas e macias é só servir.

Olha a dica!

Se você não gosta de vegetais muito grelhados, uma técnica muito legal é envolver os alimentos em papel alumínio – com a parte brilhante sempre voltada para a comida.

Depois que fizer isso, é só colocar na brasa. Fazendo isso, você irá formar com o alumínio uma estufa que vai reter o calor e gerar vapor a partir do próprio líquido que há nos alimentos.

Essa técnica geralmente é usada para legumes mais duros e que demoram mais tempo para cozinhar, que é o caso da batata, mandioca, inhame, cenoura, beterraba e até mesmo a cebola.

Abacaxi no churrasco

Abacaxi grelhado

Misturar doce com salgado agrada o gosto de muitos brasileiros, e não precisa ser somente de descendência alemã. O que acha daquela carne no ponto com uma rodela de abacaxi com canela?

Olha como é fácil!

Primeiro você descasca o abacaxi e misture uma xícara de açúcar e canela a gosto. Coloque no espeto e põe sobre a brasa. Se preferir, pode colocar o papel alumínio em volta, assim o gosto ficará ainda mais delicioso e suculento. O tempo para assar é de 10 a 15 minutos.

 

 

Melancia grelhada

Você já deve ter ouvido falar que tem gente que assa pedaços de melancia. É um tanto ousado e curioso, mas fica muito saborosa.

Apesar de se tratar de uma fruta docinha, ela conta com sal em seu preparo. Basta cortá-la em pedaços, colocar na grelha e polvilhar um pouquinho de sal, ficando atento para grelhar dos dois lados. Sim! Vai ter melancia no churrasco!

Sobremesa pós churrasco

As frutas não necessariamente precisam estar presentes no prato principal, elas podem muito bem serem servidas na sobremesa.

O que acha de um pêssego grelhado para fechar com chave de ouro? É preciso cortar a fruta ao meio, retirar o caroço e passar um pouco de azeite ou óleo de coco. Depois disso, coloque na grelha até que os dois lados estejam bem assados.

Você ainda pode incrementar adicionando mel ou açúcar e deixando na grelha até que forme uma casquinha dourada. E sabe o que combina com pêssego? Sorvete de creme…então o que acha de experimentar?

E não se esqueça que as carnes mais deliciosas e embaladas com todo o cuidado e inspecionada é do Frigorífico Arvoredo, que há quase 40 anos está na mesa dos catarinenses.

Quer receber mais dicas de culinária, preparos de carnes, tempo de assadura e acompanhamentos? Siga-nos nas redes sociais através do Instagram.

Até a próxima dica!

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você