fev 12
Como selar e fritar a carne corretamente

Como selar e fritar a carne corretamente

Ao assistir programas culinários, é super comum ver chefs selando a carne em receitas que envolvem a proteína. Muitas vezes, é um dos primeiros passos e a prática tem como objetivo potencializar o sabor do prato.

A verdade é que, só de olhar, já dá água na boca, mas muita gente ainda não sabe como fritar a carne de maneira correta. Garantir o ponto, a suculência, o sabor e o aroma da carne ao selá-la é um desafio que vale a pena testar na sua próxima aventura na cozinha. E, para tirar todas as dúvidas, a gente preparou um post completo com todas as informações. Continue lendo!

O que significa selar a carne?

Em resumo, selar a carne é fritar um pedaço de carne “queimando” sua superfície até formar uma casca com vistas a manter a suculência da proteína. É uma prática que tem mais de 150 anos de história e é amplamente difundida entre profissionais da gastronomia. 

Como selar e fritar a carne

Apesar de ser possível encontrar diversas formas de selar a carne, alguns passos são essenciais para serem seguidos. Veja a seguir!

– Descongelar a carne: ao tirar a carne do congelador, é recomendado que você deixe descongelar na geladeira (e não em temperatura ambiente conforme é costume de muita gente). 

– Capriche no tempero: o ato de selar a carne leva à perda de boa parte do tempero, por isso, não tenha medo ao temperar o pedaço escolhido. Sal, pimenta, tomilho, alho: selecione o que melhor se adapta ao seu paladar e use & abuse!

selar e fritar a carne

–  Frigideira e óleo quentes 🔥: com cuidado, certifique-se que ambos estejam realmente quentes. Isso garantirá que a selagem seja bem sucedida. 

– Evite mexer na carne: aquela “dança” de ficar virando o corte a todo momento não permite que a selagem aconteça e não cria a camada que dá todo sabor à carne. Uma dica é deixar cada lado fritando por cerca de 2 minutos.

– Utilize pinça para mexer: quando for virar a carne, dê preferência às pinças para manusear carnes e evite utilizar garfos. Isso garante que a peça mantenha o suco, garantindo o sabor. 

Dicas extras para dar mais sabor à carne

Além dos passos que falamos anteriormente, com outros toques, dá pra deixar ainda melhor o sabor da carne ao fritá-la!

– Coloque um pouco de manteiga um pouco antes de tirar a carne. Ao derreter, pegue o molho da manteiga com uma colher e coloque sobre a carne. 

– Quando estiver pronto, antes de servir, deixe a carne descansar um pouco.

– Evite cortar a carne selada em fatias ou pedaços pequenos; isso mantém a suculência e o sabor.

– Se for selar vários pedaços, certifique-se de que há espaço entre elas, que não fiquem juntinhas. 

– Prefira frigideiras de materiais como cobre, ferro fundido ou de camadas de inox. Além disso, também é importante que tenha fundo grosso. Isso contribui para a selagem ideal da carne.

É impossível chegar até aqui e não ficar com água na boca de imaginar a carne selando, sentindo aquele cheirinho maravilhoso, não é mesmo? Agora que você tem todo passo a passo, é hora de ir para a cozinha e preparar sua carne!

cta-guia-cortes-bovinos

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *