×
Compartilhar Inscreva-se

Por que não devemos lavar a carne vermelha antes de cozinhar?

Para alguns, não lavar a carne vermelha antes de cozinhar pode ser até falta de higiene. Mas a verdade é que essa é uma prática ruim dentro da culinária. Até pessoas com experiência na cozinha fazem isso e se você faz, não se preocupe, vamos esclarecer agora o motivo pelo qual esse hábito precisa ser abolido da sua rotina.

Essa é uma prática bastante enraizada na cozinha brasileira e quem nunca fez isso que atire a primeira pedra. Mas, afinal de contas, por que é errado lavar a carne vermelha antes de cozinhar?

Se você ficou curioso e quer saber a resposta para essa pergunta, então confira abaixo!

Por que não lavar a carne vermelha?

Não limpa absolutamente nada

Se você tem esse hábito por causa da higiene dos alimentos, pode esquecer. A carne não é como a verdura, os legumes e as hortaliças que podem ser limpas com água corrente (na verdade, nem assim porque precisa colocar de molho com bicarbonato ou vinagre). Quer dizer, se a água sozinha não limpa os vegetais, você acha que ela tem o poder de limpar a carne vermelha?

Aliás, as bactérias adoram locais úmidos e adicionar água para limpar só deixa o ambiente ainda mais propício para a proliferação desses agentes infecciosos. Então, como evitar uma carne contaminada?

Investigue a procedência da carne, veja se o estabelecimento está em dia com a vigilância sanitária, se ele é limpo. Uma boa opção são as carnes vendidas embaladas em supermercados e que tenham uma marca de credibilidade.

Dessa maneira, a quantidade de bactérias que possa estar presente no alimento será mínima e qualquer agente nocivo poderá ser destruído por meio do cozimento.

Promove mudança no sabor e na textura

Pode até não parecer, mas só o fato de lavar a carne vermelha com água já consegue alterar não apenas o sabor, mas também a textura.

A água pode reduzir a maciez da carne e assim, ela também perde a suculência e também a textura natural. São fatores que podem interferir no sabor também. Aliás, a maior proliferação de bactérias que ocorre por conta da lavagem também modifica o sabor desse alimento.

Contaminação de outros locais e utensílios

Quando lavamos a carne outros locais podem ficar contaminados. Os respingos da lavagem podem se espalhar pelo balcão, contaminando a bancada e também outros utensílios que estejam por perto como tábua de corte, talheres e outros. Você pensa em limpar um alimento, acaba contaminando-o ainda mais, além de outros itens e locais próximos.

Ocorre a perda de alguns nutrientes

A carne é rica em diversas vitaminas como as do complexo B e também possui diversos sais minerais. Com a lavagem em água corrente, várias dessas substâncias extremamente benéfica vão, literalmente pelo ralo. 

Viu porque não lavar a carne vermelha é importante? Não só para o sabor da receita em si, mas principalmente por conta da sua saúde e da saúde da sua família.

Quer receber mais dicas que ajudem a preparar uma carne deliciosa? Então, assine a nossa newsletter!

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op