×
Compartilhar Inscreva-se

Churrascos pelo mundo: apresentando o Yakiniku

O churrasco é gostoso em qualquer lugar. Mas as diferentes etnias também fazem churrasco diferente. Já ouviram falar do Yakiniku?

O churrasco é uma tradição para os brasileiros independente da região em que vivem. Mas será que se come churrasco em outros cantos do mundo? A partir de hoje vamos conhecer um pouco mais da culinária de cada povo, começando pelo churrasco japonês ou churrasco coreano.

Do outro lado do mundo os japoneses são fãs de carteirinha do sushi, mas eles também gostam e apreciam o Yakiniku, mais conhecido por churrasco japonês/coreano. Quer conhecer um pouco sobre essa culinária?

Acompanhe a leitura!

Yakiniku

Yakiniku, o churrasco coreano

Uma rápida pesquisa pelo Google é possível identificar que Yakiniku pode ser um tipo de prato, ou um estilo de cozinha ou até mesmo um molho específico. Na verdade é tudo isso pois a carne grelhada que é preparada contém o molho e é feita de uma maneira diferente.

Apesar de ser chamado de churrasco japonês, a sua origem é coreana. Para entender como essa culinária típica oriental começou precisaremos voltar à Segunda Guerra Mundial. Naquela época, antes de ser chamado de Yakiniku, a combinação de carnes grelhadas era conhecida por “horumon-yaki”, que significa restos de carne de vaca ou de porco grelhada.

Mas porque o impasse se é japonês ou coreano? É que esse prato chegou ao Japão através dos imigrantes coreanos e é bastante consumido nos dias de hoje. Ficou interessado como é preparado? 

Preparo do Yakiniku

Preparo do Yakiniku, churrasco japonês

Os restaurantes japoneses especializados em Yakiniku são muito populares no Japão. A carne grelhada é preparada por você mesmo, bem na sua frente, pois a grelha fica no centro da mesa. 

Esse formato de preparar a carne ganhou o gosto dos japoneses, tanto que hoje existem aproximadamente 20 mil restaurantes de Yakiniku no Japão.

Mas você deve estar se perguntando: que tipos de carne são utilizados? Pois bem, geralmente são carnes em fatias finas, como porco e frango, saboreadas com um molho à base de shoyu (molho de soja).

Em alguns restaurantes é possível encontrar bifes de língua de vaca ou a requintada carne de vaca Kobe.

Mas calma que não se come somente carne grelhada. Os acompanhamentos desse prato delicioso consistem em legumes ou cereais como arroz ou milho. Entre os legumes mais comuns estão a berinjela, a abobrinha, o tomate e os pimentos.

Apesar do churrasco japonês ser bem saboroso e convidativo para experimentá-lo, sabemos que o autêntico churrasco brasileiro não consegue ser substituído, não é mesmo. Então saiba como fazer um churrasco acessando esse link AQUI.

Carnes de qualidade

Carnes de qualidade para um bom churrasco japonês

O Yakiniku é preparado com carnes sempre de muito boa qualidade. Os pedaços são cortados finos pois, na cozinha oriental, se come normalmente com o hashi (pauzinhos). Sendo assim, a carne cortada em pedaços finos facilita para pegá-la e levá-la até a boca.

Vamos a receita?

Para grelhar sua carne no estilo japonês você vai precisar selecionar carnes de qualidade. Nesse caso pode ser um filé mignon suíno do Frigorífico Arvoredo, ou patinho, picanha, dentre outros. Você pode conhecer todos os tipos de carne AQUI.

De acompanhamento, escolha vegetais de sua preferência. Como sugestão o que acha de cebola em rodelas, quiabo envolto em fatias de bacon, milho cozido em rodelas, abóbora cabotiá em fatias, shiitake cortado ao meio, abobrinha em rodelas e por aí vai!

Vai precisar também de um óleo vegetal (soja, milho, girassol ou canola).

Para preparar um delicioso molho à moda japonesa, anote os ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de sakê seco;
  • 2 colheres (sopa) de sakê mirin;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • ½ colher (sopa) de vinagre de arroz;
  • 3 colher (sopa) de molho de soja;
  • 1 colher (sopa) de missô shirô;
  • 2 colheres (sopa) de gergelim tostado branco; 
  • ½ maçã sem casca ralada.

Modo de preparo do molho

Em uma panela, no fogo baixo, coloque os sakês e o açúcar, misture até dissolver o açúcar e evaporar o álcool dos sakês.

Em seguida, acrescente o vinagre, o molho de soja, o missô, misture até dissolver e quando começar a ferver, desligue.

Com o fogo desligado, acrescente o gergelim tostado e a maçã ralada, misture novamente. O molho está pronto.

Agora é só preparar o Yakiniku, os legumes grelhados e se deliciar com o molho.

Vamos continuar rodando o mundo e conhecendo o preparo do churrasco de outras etnias. Mas antes, gostaria de convidar para acompanhar as redes sociais do Arvoredo e pegar mais dicas e informações sobre o mundo das carnes.

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op