×
Compartilhar Inscreva-se

Steak tartare: deliciosa carne crua preparada pelo nosso embaixador

Pode parecer estranho, mas a carne crua é bastante saborosa e muitos apreciadores de comida bem temperada não recusam esse prato. Estamos falando do steak tartare, uma receita com dupla nacionalidade: nasceu na Alemanha, mas foi a França que a tornou conhecida.

No episódio do “Sabor do campo na sua mesa”, a receita do nosso embaixador Silvio Moratelli é um steak tartare de peixinho. Para quem ainda não sabe em que parte do animal fica o peixinho, trata-se de um corte do dianteiro, ou seja, na parte superior da paleta, ou próximo do ombro, como alguns dizem.

O peixinho, é uma carne mais magra, também conhecido como o filé mignon do dianteiro, muito macio e saboroso.

Steak tartare: origem

O steak tartare é um dos mais famosos pratos da culinária francesa, se trata de uma iguaria composta de carne crua cortada em minúsculos pedacinhos regados de muitos temperos. Para quem nunca provou, pode impactar um pouco por se tratar de carne crua. 

Na época, os povos bárbaros que viviam na Europa Oriental comiam muitas carnes de caça ainda cruas. Como não havia fogão de fácil acesso, o preparo desse alimento era bastante rústico. Eles limpavam a carne, tiravam as vísceras e as deixavam sob a sela do cavalo para amaciar as fibras.

Steak tartare nos dias de hoje

Esse prato da cozinha parisiense combina com alimentos frescos e crus, e também chips de batata ou saladas. Para o preparo, hoje em dia é bastante usada a carne bovina, principalmente cortes que sejam macios.

Dois segredos para que o steak tartare não perca o seu sabor. O primeiro deles é remover toda a gordura e nervos que estão na carne; e o segundo é a forma em que a carne é cortada, ou seja, em cubinhos bem pequenos.

Os temperos mais utilizados para o preparo do steak tartare são: sal, pimenta do reino, cebola, azeite, salsas picadas, picles, alcaparras, sendo muito comum acrescentar ovo cru na finalização.

Receita de steak tartare do embaixador do Frigorífico Arvoredo

No “O sabor do campo na sua mesa” você vai aprender a fazer o steak tartare pelas mãos do nosso especialista  em carnes, Silvio Moratelli. 

A carne escolhida é o peixinho, como falamos anteriormente, e com a ponta da faca os cubinhos são cortados. Em um bowl é feita a mistura dos demais ingredientes, são eles: cebola roxa picada; cebolete picado; alcaparras picadas; mostarda dijon; flor de sal, pimenta-do-reino; limão siciliano; e azeite. Para acompanhamento, pão ciabatta tostado na frigideira. 

Confira o vídeo completo no nosso canal do YouTube!

Gostou da nossa receita de mais um episódio do “O sabor do campo na sua mesa”? Temos outros tipos de preparos de carnes no nosso canal, como a costela no espeto e um entrecôte na frigideira.

Para mais dicas, receitas e informações do mundo das carnes, siga-nos no Instagram. Até a próxima!

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op