dez 18
5 receitas de costelinha de porco para arrasar na ceia de final de ano

5 receitas de costelinha de porco para arrasar na ceia de final de ano

As tradições e superstições são presença garantida nas festas de fim de ano e o menu dessas datas é, literalmente, recheado de alimentos repletos de significados. A lentilha e os grãos de uva são alguns dos exemplos dessa cultura. 

Para o prato principal, é impossível não garantir um bom pedaço de carne suína. Entre a preferência dos brasileiros, estão o pernil, seguido pelo lombo e a costela de porco; este último, apesar de pouco utilizado, pode render excelentes receitas de dar água na boca. E vale lembrar que a tradição em comer carne de porco, segundo a história, é originária da China. Lá, acredita-se que atrai prosperidade, já que é um animal que fuça para frente. 

Não custa nada se render a essa tradição e, por isso, selecionamos 5 receitas de costelinha de porco que vão dar um sabor incrível a sua ceia. Confira!

Costelinha de Porco com Abacaxi

O tempo de preparo dessa receita é de aproximadamente 50 minutos, rendendo até 6 porções. Você vai precisar de:

– 500 g de costela de porco

– 1/2 abacaxi

– 1 xícara de cachaça

– 4 batatas

– 4 cenouras

– 1/2 xícara de azeite

– 1 cebola

Separe uma forma e coloque as costelas. Sobre elas, posicione uma rodela de abacaxi e, no restante da forma, espalhe os demais ingredientes: o restante do abacaxi em pedaços e as batatas e as cenouras em pequenas rodelas. Para finalizar, despeje o azeite e a cachaça sobre a rodela de abacaxi. Leve ao forno por 45 minutos, cuidando para que a costela fique bem assada. Dica: sirva com arroz como acompanhamento 🙂

costelinha-porco-com-abacaxi

Costelinha de Porco na churrasqueira

Pra quem não abre mão da carne na churrasqueira e quer um passo a passo simples, essa dica fica super deliciosa. Rende até 8 porções e leva em torno de 40 minutos de preparo.

– 1 ripa de costelinha de porco

– Limão

– Sal grosso

– Farofa ou parmesão ralado

Espete a ripa de costelinha de porco no espeto em formato de zigue-zague, fazendo alguns furos na carne com um garfo e esfregue meio limão por toda carne. Tempere com sal grosso até a ponta dos ossos. Coloque sobre o fogo, com os ossos para baixo. Dica: estenda sua mão a 30 cm do fogo e conte 4 segundos, esse é o fogo ideal!

Quando estiver quase dourando, retire do fogo, bata para retirar o excesso de sal e polvilhe com queijo ralado ou farinha. Agora, é hora da carne retornar ao fogo, mas, dessa vez, com os ossos para cima.

Quando a farinha ou o queijo tiver formado uma casquinha, está no pronto. Aí, é só servir e se deliciar!

Costelinha de Porco na panela de pressão

O toque especial dessa dica é a cebola caramelizada, que além de saborizar muito, também dá uma incrível à receita.

Com pelo menos 2 horas de antecedência, você deve temperar 1 kg de costelinha de porco em pedaços com os seguintes ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de shoyu;

– 2 colheres (sopa) azeite;

– 1 colher (sopa) de colorífico ou colorau (ou páprica);

– 1 colher (chá) de sal;

– 1 colher (sopa) de mostarda;

– 1 colher (chá) de alho triturado;

– Pimenta do reino a gosto;

– 2 colheres (sopa) de água.

Depois, fatie 2 cebolas e cubra o fundo da panela de pressão, colocando as costelinhas de porco já marinadas sobre as cebolas. Tampe a panela e deixe pegar pressão. Após, abaixe o fogo, aguarde 15 minutos e desligue, deixando a pressão sair normalmente.

Após, ferva 500 ml de água em uma panela separadamente. Coloque a panela de pressão com a costelinha de porco destampada em fogo baixo e vá adicionando a água fervida aos poucos. Dica: quando a água secar, adicione mais um pouco.

Esse processo vai dar uma cor incrível à carne, além de deixá-la super macia e saborosa!

costelinha-de-porco-na-panela-de-pressao

Costelinha de porco com ervas e redução de cerveja

Que carne e cerveja combinam não é nenhuma novidade, não é mesmo? É por isso que essa receita tem tudo pra ficar incrível e abrilhantar a sua festa!

– 600ml de cerveja pilsen

– salsinha

– 10g de tomilho

– 10g Alecrim

– cebola em cubinhos

– 1 dente de alho picado

– 1 unidade de limão-siciliano (suco)

– 1 1/5kg de costela de porco

– Sal a gosto

Como na receita anterior, no dia anterior à data, você vai preparar uma “marinada” para temperar a carne. Para isso, pique a cebola, a salsinha e o alho. Adicione a estes ingredientes, em uma bacia ou tigela, a cerveja e o suco do limão, deixando a carne nessa mistura por 12 horas.

No dia da ceia, separe a costela da marinada em uma forma e adicione as folhas de tomilho e alecrim picadas na parte oposta aos ossos. Despeje a marinada novamente e leve ao forno a 140º C, durante 2 horas, coberto com papel alumínio. Após, retire o papel alumínio e a marinada, deixando somente a costelinha de porco, levando novamente ao forno, dessa vez, a 180º C, por 20 minutos ou até dourar.

Dica: para ficar ainda mais suculento, aqueça a marinada, engrossando-a para ser servida junto à carne!

costelinha-de-porco-com-ervas-e-reducao-de-cerveja

Fonte: Site Bebida Liberada

Costelinha de porco com barbecue e batatas com cheddar

Nascidos um para o outro, costelinha de porco e molho barbecue são sempre uma ótima pedida. Aí, quando você acha que não pode ficar melhor, o acompanhamento são batatas com cheddar. Já deu água na boca, não é? Então, confere essa receita in-crí-vel!

A marinada é a primeira etapa. Para isso, você vai precisar: 

– 1 cebola picada

– 4 dentes de alho esmagados

– 3 folhas de louro

– 1 folha de alho poró picada

– 1/2 xícara de vinho branco ou caldo de legumes

– Sal

Em uma tigela, misture tudo, coloque a costelinha e cubra com papel filme. Coloque na geladeira e vire a carne a cada 2 horas, por 6 horas.

Depois, é hora de iniciar o preparo. Em uma vasilha pequena, misture o açúcar mascavo com sal, retire a costelinha da marinada e polvilhe com a mistura. Coloque no forno a 150º C, por 1 hora. 

Depois, você vai preparar o molho barbecue. Separe:

– 1 cebola pequena picada

– 2 colheres de sopa de azeite

– 1 xícara de açúcar mascavo

– 1 xícara de água

– 100 ml de vinagre balsâmico ou vinagre de maçã

– 3 colheres de sopa de molho inglês

– 3 colheres de sopa de ketchup

– 1 colher de chá de pimenta chilli em pó (opcional)

– 2 folhas de louro

– Sal

cta-guia-cortes-bovinos

Comece refogando a cebola no azeite e depois acrescente o açúcar, a água e o vinagre, dissolvendo bem. Após, coloque o chili, o ketchup e o molho inglês. Deixe em fogo baixo e vá mexendo até que fique bem cremoso e reserve.

Retire a costelinha de porco do forno e pincele um pouco do barbecue e mais um pouco de açúcar. Leve novamente ao forno. É importante que você repita esse processo a cada 30 minutos, por, pelo menos 2 horas. 

Cheque o ponto da carne, certificando-se de que ela está bem macia e pincele o restante do barbecue. Leve ao forno novamente, a 200º C, por 15 minutos.

Enquanto isso, é hora de preparar as batatas com cheddar:

– 4 batatas médias cortadas ao meio

– Água aromatizada com louro, cebola e alho

– 200 g de queijo cremoso tipo cheddar

– 50 ml de creme de leite fresco

Cozinhe as batatas cortadas ao meio na água aromatizada. Faça uma mistura do cheddar com o creme de leite fresco. Depois, despeje as batatas em uma forma, colocando uma colher da mistura sobre cada pedaço. Leve ao forno por 15 minutos. 

Dica: você pode aromatizar a água com salsão e casca de legumes para ficar ainda mais saboroso!

costelinha-de-porco-barbecue

Aí, é só retirar e se deliciar!

Não tem como não ficar salivando com tantas opções super gostosas, não é mesmo? Então, agora, é só selecionar aquela que mais combina com sua festa de fim de ano, compartilhar com a família e preparar para começar o ano de uma forma deliciosa!

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *