×
Compartilhar Inscreva-se

A carne suína e os benefícios do seu consumo

Presente na alimentação brasileira há muitos anos, a carne suína está em constante evolução quanto ao trato do animal, cortes e consumo.

Durante um bom tempo, esta iguaria enfrentou grande desconfiança e preconceito, chegando a ser considerada um alimento com alto teor de gorduras e transmissor de doenças. Em grande parte, isso aconteceu devido à desinformação e ao formato descuidado em que eram criados os animais. Mas, agora, é coisa do passado!

Antes, a intenção era que o animal tivesse grande percentual de gordura para a produção de banha, porém, nos dias de hoje, os objetivos mudaram. Com o novo método de criação e cuidados, a carne suína passou a ter, em média, 30% menos gorduras. Sendo a gordura insaturada, que faz bem para o ser humano, a mais presente.

Mercado externo e interno

Atualmente, com processos extremamente cuidadosos e os mais rigorosos controles de qualidade, o Brasil tornou-se o quarto maior produtor e exportador de carne suína, estando presente em quase todos os continentes como fornecedor deste produto.

Em terras tupiniquins, a carne suína ainda está em terceiro lugar na preferência do consumo da população, presente em apenas 15% da fatia consumidora, entretanto, isso está mudando. Com a grande divulgação de informações sobre o assunto e a difusão de deliciosos métodos de preparo, os fãs brasileiros desta carne aumentam a cada dia.

Continue a leitura e confira os benefícios que a carne suína traz para o ser humano.

Benefícios da carne suína

  • Alto teor de proteínas, com aminoácidos essenciais para o funcionamento do corpo humano;
  • Fonte de vitaminas do complexo B;
  • Rica em selênio, zinco, magnésio e ferro;
  • Possui grandes quantidades de cálcio, fósforo e potássio.

Vale lembrar também, que a gordura tida como vilã, quando for a insaturada, é necessária em pequenas quantidades para a formação de membranas celulares e hormônios.

Com calorias não muito elevadas, todos estes benefícios e sabor mais suave, a carne suína é uma ótima pedida para a alimentação diária. Chegou a hora de aproveitar a grande produção local para transformar este produto em preferência nacional.

Confira a saborosa receita de lombinho à mineira que apresentamos aqui no blog, para levar essa delícia hoje mesmo à mesa da sua família!

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op