×
Compartilhar Inscreva-se

Vai preparar um churrasco para os amigos? Não deixe de fora os aperitivos

O aperitivo antes do churrasco não pode faltar na reunião com os amigos e com a família

Aquele encontro com os amigos seja no fim de semana, ou na partida de futebol, ou até mesmo durante as férias é excelente para comer um bom churrasco. Com este calorzão de verão é uma boa pedida, não acha? Mas antes da carne ser servida tem as opções de petiscos.

Os acompanhamentos para o churrasco geralmente são ótimos, pois enquanto a carne assa, a conversa rola solta e o estômago também agradece.

Mas o que preparar para degustar antes do churrasco ficar pronto? Tem inúmeras opções, então pega papel e caneta e anota: linguiças, torresmo, salame, pão de alho, azeitona, palmito, ovo de codorna, pastas com temperos verdes e por aí vai!

Enquanto a carne já está no fogo, que tal preparar uma linguiça com um molho diferente para agradar e servir aos convidados?

Molhos

Quem gosta de alho, é só separar 3 dentes de alho grandes, 1/2 pimentão verde, 1 copo de leite, 200 ml, sal a gosto e óleo até dar o ponto. Bata no liquidificador todos os ingredientes exceto o óleo, depois experimente o sal. Em seguida, vá colocando o óleo até endurecer (para este tanto de leite, vai aproximadamente meio litro de óleo).

A consistência do molho precisa ser cremosa e, pode acreditar: Fica muito bom!

Tem também aquele molho vinagrete bem tradicional que pode ser comido com a linguiça. A receita vai 1/2 xícara chá de vinagre, 1 xícara chá de azeite, 2 tomates sem semente em cubinhos, 1 cebola grande em cubinhos, 1/2 pimentão verde, 1/2 xícara de cheiro verde e sal a gosto.

Junte todos os ingredientes em um recipiente com tampa, não esqueça de misturar bem e leve à geladeira por 2 horas, para definir bem o sabor.

Torresmo e salame

O torresminho não pode ficar de fora. Ele começou a ser utilizado em larga escala como um delicioso petisco que pode ser acompanhado por qualquer bebida, especialmente cerveja.

Já o salame pode ser combinado com aquele pãozinho de alho. A mistura de sabores é perfeita até que o churrasco não esteja pronto. Independente de qual salame for, seja o colonial ou de carne suína defumada, o importante é não esquecer dele na hora de “petiscar”.

Farofa

A farofa é uma receita tradicionalmente brasileira e que nunca pode faltar à mesa quando o assunto é churrasco. E não tem segredo, desde que seja simples, molhadinha e com um sabor sensacional.

Ela pode ser combinada tanto com o churrasco ou com os aperitivos. Você vai precisar de 1 e 2/3 de xícara de farinha de mandioca torrada, 1/3 de xícara de óleo, 3 colheres de sopa de cebola picada, 1 colher de sopa cheia de manteiga, 3 dentes de alho amassados (se não gostar muito de alho use 1 ou 2), 1 colher de café de colorau e sal a gosto.

Em uma panela, esquente o óleo e adicione a cebola, vá mexendo até a cebola ficar transparente. Adicione o alho e deixe até dourar levemente. Acrescente a manteiga, deixe derreter, e adicione o colorau, misture. Em seguida vá jogando a farinha aos poucos e mexendo continuamente até “cozinhar” a farinha e sua farofa não ficar com gosto de crua. Adicione o sal e mexa mais um pouco. E está pronta! Fica uma delícia para comer com a linguiça servida antes do churrasco.

Tábua de frios

Preparar uma tábua de frios é muito fácil. Coloque algumas opções de queijos, como minas, gorgonzola ou algum de sua preferência. Os ovos de codorna, azeitonas sem caroços, pepinos e até algumas frutinhas, como damascos secos.

Não se esqueça que é só um petisco antes do churrasco ficar pronto, então não exagere logo de cara!

Viu como opções não faltam?! O importante é abrir o apetite enquanto as pessoas estão reunidas, conversando, dando risada e tomando aquela bebida gelada (no verão) ou quente (no inverno).

Quer receber mais dicas para deixar as suas refeições ainda melhores? Então, assine a nossa newsletter!

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op