×
Compartilhar Inscreva-se

Crianças na cozinha: como tornar essa atividade mais prazerosa para todos

Inserir os pequenos no dia a dia das tarefas de casa, incentivando-os a serem responsáveis e pró-ativos, é um dever dos pais e, mais do que isso, uma boa maneira de ensinar alguns valores importantes no desenvolvimento da criançada.

Cozinhar pode ser muito mais do que simplesmente preparar um prato: é uma lição de paciência, amor e compreensão. Por isso, dividir essa tarefa com eles, é uma boa maneira de ensinar esses valores, além, é claro, de compartilhar bons momentos em família.

Muitas mães e pais podem afirmar que já tentaram fazer isso, mas o resultado foi um desastre, devido a alguns fatores. Por isso, no post de hoje, separamos algumas dicas de como tornar essa atividade mais prazerosa para todos.

giphy

Comunicação

A base de qualquer relacionamento ou atividade que inclua crianças é uma comunicação clara e firme. Converse com elas a cada ação, diga claramente o que você quer que ela faça e, principalmente, como deve fazer.

Se possível, estabeleça um contato olho no olho para que ela sinta que você realmente se importa.

Compras

Inicie a atividade desde a compra dos ingredientes no supermercado. Você pode ensiná-los mais sobre economia também. Incentive-os a conhecer os produtos que compram, seus preços, suas propriedades, data de validade, entre outras coisas.

História

Faça desse momento uma narrativa incrível, se optar por preparar um prato temático, conte a história do seu surgimento e, ainda, peça ajuda às crianças para incrementar esse relato.

Crianças adoram interagir com histórias, mudando seus rumos e trazendo novas possibilidades. Vale também criar histórias como se cada ingrediente fosse um personagem enquanto acontece o preparo da receita.

cta_hambúrguer

Supervisão

Em todas as etapas do processo, esteja atento a tudo que eles fizerem, afinal, as crianças não veem perigo ou maldade no que fazem e, se não houver cuidado, acidentes podem acontecer.

Seguindo essa dicas e inovando nos processos, ficará mais fácil incluir os pequenos nessa tarefa, desenvolvendo neles a responsabilidade por suas atividades. Todos sairão ganhando!

Confira também: 4 programas culinários para você aprimorar ainda mais suas técnicas na cozinha.

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op