maio 16
Carne vermelha: vilã ou mocinha? Veja os benefícios para a saúde

Carne vermelha: vilã ou mocinha? Veja os benefícios para a saúde

As carnes, especialmente a vermelha, fazem parte do cardápio quase diariamente da população brasileira.

Durante um tempo, a carne vermelha foi tida como vilã para a saúde. Mas na última década pesquisas comprovaram que a carne tem inúmeros benefícios.

Mas vamos abrir um parênteses, o recomendado é uma porção média por dia, sem gordura e de preferência de uma carne cozida, assada ou grelhada. Ok?

Ela é tão boa que é rica em fonte de proteína. Para você ter uma ideia, a cada 100 gramas de carne vermelha magra, de 20 a 30 gramas são nutrientes, o que equivale a aproximadamente 50% das necessidades diárias de um ser humano adulto.

Mas a carne é muito mais que proteína. Ela contém ferro, zinco, minerais, L-carnitina, antioxidantes e tantos outros componentes que são de dar água na boca.

Veja os cinco motivos da carne vermelha estar no seu prato:

1 – Riquíssima em vitaminas e minerais

A carne vermelha possui uma enorme quantidade de vitaminas do complexo B, E e K. A vitamina B12, por exemplo, é um nutriente essencial para a saúde, e que somente é encontrada em alimentos de origem animal.

A vitamina B12 possui benefícios como melhorias na pele, no humor, no sono e auxilia na regeneração neural. 

2 – É importante para o desenvolvimento

A proteína da carne contém os aminoácidos essenciais (não produzidos pelo organismo). Eles participam da formação de músculos e de outros tecidos.

E se você é daqueles que adora uma academia, saiba que as carnes vermelhas são proteínas ideais para melhorar a qualidade da massa muscular, assim como potencializar seu crescimento.

3 – Melhora o bem-estar

Carne vermelha tem benefícios para a saúde

Sensação de bem-estar e prazer também provém da carne vermelha. Como? Ela possui uma alta concentração de fenilalanina, que inclusive melhora os sintomas de ansiedade e depressão, além de auxiliar na redução do apetite, o que favorece o controle do peso.

4 – Ferro não vai faltar

Carne vermelha é rica em ferro, principalmente o heme, encontrado apenas em alimentos de origem animal.

Se você sofre com anemia, a carne bovina é excelente para prevenir isso. 

5 – Faz bem para os músculos

Além da proteína, é fonte de substâncias que ajudam a melhorar o desempenho muscular, como mioglobina (responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos), ácido linoleico (importante para a perda de gordura) e creatina, um composto muito importante para o organismo, pois auxilia a restaurar a energia corporal, o que impede o cansaço após esforços.

Saiba mais sobre os cortes da carne vermelha

*valores em 100 gramas do alimento cozido ou grelhado

A costela possui 373 calorias e contém 27,7 g de gordura. Está entre os cortes mais gordurosos e tem sabor e textura bem marcantes. 

Já o coxão duro tem aproximadamente 217 calorias e apenas 8,9 g de gordura. Esse corte tem consistência firme e capa de gordura. E, para ficar macio, precisa ser cozido lentamente.

O coxão mole tem 219 calorias com 8,9 g de gordura. É um pedaço bem macio e o ideal é prepará-lo assado, grelhado, a milanesa e moído.

O delicioso filé mignon possui 220 calorias e conta com 8,8 g de gordura. Esse é considerado um dos cortes mais nobres de carne. É muito macio, livre de nervos e gorduras. Vai bem no preparo de filés, medalhões e picado, como no estrogonofe.

A maminha também é considerada uma carne nobre e tem apenas 153 calorias com pouca gordura, apenas 2,4 g. Esse tipo de corte é bem-vindo no churrasco e nos preparos de assados, grelhados e carne de panela.

E aquela deliciosa picanha sem gordura tem 238 calorias com 11,3 g de gordura. Esse corte é famoso por ser muito gorduroso e macio.

Falamos dos benefícios, do quanto de gordura tem cada tipo de corte e você sabia que a carne vermelha não deve ser lavada antes de cozinhar?

As bactérias adoram locais úmidos e adicionar água para limpar a carne só deixa o ambiente ainda mais propício para a proliferação desses agentes infecciosos. Por conta disso, evite lavar a carne antes de prepará-la.

Temos um artigo falando sobre isso que você pode ler AQUI.

Quer mais uma curiosidade sobre carnes vermelhas? Você sabia que grande parte das gelatinas tem origem bovina? É um alimento rico em nutrientes, então não fique surpreso. Temos um post só com curiosidade, dá uma olhada AQUI.

Já está mais do que provado que carne vermelha é excelente para saúde, desde que ingerida as proporções necessárias por dia. 

E já que é tão bom assim saborear uma carne, o que acha de incorporar um “mestre cuca” e preparar aquele delicioso churrasco com as carnes do Frigorífico Arvoredo?!

Siga-nos nas redes sociais para mais dicas e também preparos de pratos saborosos!

Bon apetit! 

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *