×
Compartilhar Inscreva-se

Temperos para carnes: saiba o que e como usar em cada tipo de preparo

Não importa a ocasião: reunião com os amigos no fim de semana, almoço com a família ou jantar especial, uma carne bem temperada é sempre uma boa pedida para agradar diferentes paladares.

Além do tradicional sal grosso ou apenas sal, alho, cebola e pimenta, existem muitos outros temperos versáteis em nossa culinária que podem ser utilizados e agregar ainda mais valor e, principalmente, sabor ao preparo de carnes bovinas, suínas e ovinas.

Para isso, basta apenas um pouco de disposição, um toque de criatividade, uma pitada de amor e a nossa “ajudinha”. Selecionamos algumas dicas de tempero que você pode usar em diferentes tipos de carnes e preparos. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

via GIPHY

Carne bovina

Assadas: cebola, cebolinha, alho, cominho, chimichurri, cravo-da-Índia, canela, gengibre fresco, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, limão, salsa, mostarda em pó e tomilho. Devem ser marinadas antes do preparo para que não fiquem secas: vinho tinto seco é uma boa opção.

Grelhadas: alecrim, chimichurri, coentro, folhas de louro e pimenta calabresa.

Cozidas: cominho, folhas de louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta preta, salsão, salsinha, curry, coentro e tomilho. Bebidas como vinho ou cerveja também são ótimas opções para carnes com molho.

Dica de tempero:

– 7 limões (suco)
– ½ copo de água
– 7 talos de salsinha picados
– 7 talos de cebolinha picados
– 1 colher (de sopa rasa) de sal
– 1 colher (de sobremesa rasa) de pimenta-do-reino

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um líquido verde. Despeje sobre a carne e deixe marinar por, no máximo, 30 minutos. A receita é ideal para 2 kg de carne.

Carne suína

Alecrim, louro, sálvia, limão, chimichurri, cebola, alho, coentro, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, erva-doce, gengibre, hortelã, limão, manjericão e manjerona.

Dica de tempero:

– 4 dentes de alho ralado
– ½ cebola ralada
– 3 colheres de mostarda
– Pimenta-do-reino a gosto
– Alecrim a gosto
– Gengibre a gosto
– 2 limões (suco)

Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em seguida, faça pequenos furos sobre a carne e jogue o tempero, deixando marinar por, aproximadamente, 5 horas. Depois, é só assar.

Carne ovina

Alho, hortelã, alecrim, pimenta, cebola, suco de limão, manjerona, vinho branco, cebolinha, manjericão e salsinha.

Dica de tempero:

– 1/2 xícara (de chá) de hortelã
– 1/2 xícara (de chá) de alecrim
– 1/2 xícara (de chá) de vinho branco seco
– 3 dentes de alho grande
– 1 colher (de sopa) de sal
– 3 colheres (de sopa) de azeite
– Pimenta-do-reino a gosto

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um molho verde homogêneo. Após perfurar a carne, coloque-a em uma assadeira e regue todos os lados da carne com o molho. Deixe marinar por 30 minutos e leve para assar em forno já pré-aquecido.

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op