A culinária mineira é bastante saborosa e não teve barreiras para que o famoso torresmo chegasse até a região Sul do país. É excelente como aperitivo, mas a combinação com outros pratos fica fantástica.
Um exemplo é acompanhar o torresmo na feijoada, com aquele arroz soltinho e uma couve na manteiga. Já deu para sentir o cheirinho? Mas podemos ir além e sair do convencional preparando outras receitas com torresmo.
Antes das dicas culinárias, você sabe como é feito o torresmo? Trata-se de uma iguaria oriunda da barriga de porco.
A camada espessa de couro, carne e muita gordura, é frita em óleo bem quente, mas não em abundância, até começar a estourar bolhas.
Mas é claro que o Frigorífico Arvoredo não poderia deixar de lado aquele tempero especial para que o torresmo ficasse ainda mais delicioso.
Vamos às dicas?
1 – Torresmo com mandioca

A primeira dica é o torresmo com mandioca. É muito fácil de preparar e você vai precisar de aproximadamente 1h30 para servir esse prato gostoso. Anota os ingredientes:
- 1kg de panceta em cubos
- 1 dente de alho picado
- Sal a gosto
- Óleo para fritar
- 1kg de mandioca em pedaços
O primeiro passo é temperar a panceta com o alho e sal. Em seguida, coloque em uma panela grande e leve ao fogo baixo por 20 minutos, mexendo algumas vezes. Retire e escorra.
Em outra panela, aqueça o óleo, adicione a panceta, aos poucos, até dourar e ficar sequinha. Escorra em papel toalha e reserve.
Para o preparo da mandioca, coloque-a em uma panela de pressão, cubra com água e sal e cozinhe por 20 minutos, depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Escorra e deixe esfriar.
Aqueça uma panela com óleo, em fogo alto, até ficar quente, e frite a mandioca cozida, aos poucos, até dourar. Escorra em papel toalha e sirva acompanhando o torresmo.
2 – Torresmo na cachaça com carne-seca
Você vai precisar somente de 1h para preparar esse prato que é super fácil de fazer. Separe os ingredientes:
- 1,2kg de toucinho em cubos
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 4 colheres (sopa) de cachaça
- Sal a gosto
- Carne-seca:
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola em tiras
- 500g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
- Cheiro-verde picado a gosto
Para a carne-seca, aqueça uma panela com o azeite e frite a cebola, a carne e o cheiro-verde por 3 minutos. Desligue e reserve.
Coloque o toucinho em uma panela de fundo grosso com o óleo e leve ao fogo alto até começar a soltar a gordura e começar a dourar. Abaixe o fogo e junte a cachaça com cuidado.
Aumente o fogo novamente e deixe fritar até dourar, mexendo de vez em quando. Retire, escorra em papel absorvente, tempere com sal e sirva acompanhado da carne-seca.
3 – Pão de mandioca com torresmo e queijo

Já imaginou fazer um pão de mandioca com torresmo? Essa receita leva um pouco mais de tempo, pois precisa que a massa descanse. Então não perca tempo e anote os ingredientes:
- 3 tabletes de fermento biológico fresco (45g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de água morna
- 1/2 xícara (chá) de mandioca cozida e espremida
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 700g de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1 xícara (chá) de queijo mussarela em cubos
- 4 xícaras (chá) de torresmo frito e picado
- Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar
- 2 gemas para pincelar
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
Bata no liquidificador o fermento, o açúcar, a água, a mandioca, a manteiga, o ovo e o sal. Despeje em uma tigela e junte a farinha, aos poucos, sovando até desgrudar das mãos. Se necessário, adicione mais farinha. Misture a mussarela e 3 xícaras (chá) do torresmo, sovando até incorporar. Cubra e deixe descansar por 30 minutos.
Depois de feito isso, divida a massa em 2 partes, modele um rolo com cada uma e coloque em 2 fôrmas de buraco no meio de 30cm de diâmetro untadas e enfarinhadas. Cubra e deixe descansar por mais 30 minutos.
Pincele com a gema e polvilhe com parmesão e o torresmo restante. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até assar e dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

4 – Farofa de torresmo
A Farofa de Torresmo Arvoredo é simplesmente sensacional. Aposto que você não irá se arrepender. Por isso anota os ingredientes:
- 100 g de torresmo Arvoredo
- 50 g de bacon Arvoredo picado em cubos
- 3 dentes de alho picados
- ½ cebola cortada em cubos
Com o auxílio de um processador ou um liquidificador, triture o torresmo Arvoredo em tamanho médio a pequeno.
Em uma frigideira, refogue o bacon até ficar dourado. Coloque sobre um papel toalha para retirar toda a gordura e reserve.
Descarte a gordura que ficou na frigideira e, em seguida, refogue a cebola e o alho até dourar.
Acrescente o torresmo triturado e o bacon, misturando bem. Pronto! Só servir e degustar.
Viu como é fácil sair um pouco do convencional e tornar o torresmo como prato principal das refeições, e não mero coadjuvante?
O torresmo é excelente para tantas outras combinações e que poderá te surpreender. Mas precisamos colocar um parênteses quanto ao consumo do torresmo, pois a cada 100 g de torresmo podem ser equivalentes a cerca de 540 calorias!
Independente disso, aprecie o torresmo de todas as formas, especialmente os produzidos pelo Frigorífico Arvoredo.
Para mais dicas de culinária siga-nos no Instagram!