out 17
Conheça as diferenças entre os pontos da carne vermelha

Conheça as diferenças entre os pontos da carne vermelha

Fonte de muitas proteínas essenciais ao nosso organismo, a carne vermelha é um dos alimentos base para uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Por esse – e muitos outros motivos – há quem não abra mão de um bom pedaço de carne durante as refeições. Mas, se por um lado essa opinião é unânime, por outro, as preferências de preparo variam bastante: mal passada, ao ponto, bem passada. Tudo depende do gosto de cada um.

Porém, para saber preparar bem a carne vermelha, seja ela assada, grelhada ou na panela, é preciso, antes de mais nada, conhecer as diferenças entre os pontos de cozimento.

E é isso que nós vamos te explicar no post de hoje. Confira!

giphy-7

1. Selada

A carne selada está entre as preferências dos amantes de churrasco, pois se apresenta como o ponto mais macio na carne. Sua principal característica é a “tostadinha” do lado de fora e totalmente crua por dentro, apenas levemente aquecida.

Esse ponto costuma ser preparado em frigideiras, grelhas ou churrasqueiras bem quentes, pois quanto mais rápida a carne for selada, menos suculência ela perde.

2. Mal passada

Nesse ponto a carne também fica bem assada/grelhada do lado de fora, porém um pouco mais cozida do que a selada. Sua parte interior costuma manter a cor avermelhada e com um pouco de sangue. Apreciadores afirmam que este é o ponto ideal para quem realmente gosta do sabor.

3. Ao ponto para mal passada

A aparência desse ponto é semelhante a da mal passada, o que difere é apenas a borda da carne, que apresenta um aspecto mais cozido, deixando apenas o centro avermelhado e ainda um pouco úmido de sangue.

4. Ao ponto

A carne ao ponto é uma das mais tradicionais: apresenta na parte interna uma coloração mais rosada ou vermelho opaco e uma superfície mais bem tostada do que a mal passada. Esse é o ponto da carne mais rico em ferro e fonte de energia.

5. Ao ponto para bem passada

Atingir esse ponto requer bastante atenção, pois é o sinal de que a carne logo passará do ponto. Possui um aspecto mais seco nas bordas e uma coloração mais escura na parte interna, porém ainda com aspecto rosado no centro.

6. Bem passada

Nesse ponto a carne apresenta coloração marrom, está bem tostada por fora, mas não queimada. Não há mais sangue e seu interior também não apresenta mais o tom rosado. Para saber se a carne está bem passada, observe o líquido que se acumula na superfície: quanto maior a quantidade, mais bem passada ela estará.

Agora que você já conhece todos os pontos da carne, que tal conferir algumas dicas de preparo? Então, acesse o post: 5 dicas para um churrasco de primeira.

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *