×
Compartilhar Inscreva-se

Churrasco e cerveja: como criar uma harmonia perfeita

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é combinar churrasco e cerveja naquele final de semana, fim de tarde ou mesmo de noitinha depois do expediente. A cerveja é sempre destaque se servida bem gelada e em abundância, a carne agrada tanto paladares que a preferem mais passada e outros que a degustam ainda mais macia e vermelhinha.

Porém, o que poucos sabem, é que combinar churrasco e cerveja pode ser uma tarefa simples que faz muita diferença na hora de aproveitar esse combo e, até mesmo, valorizar seu evento e convidados. Há tipos de cerveja que harmonizam perfeitamente com carnes de gosto forte, por exemplo, ou mesmo que variam o sabor de acordo com o corte da carne.

Para encontrar a melhor combinação, confira algumas dicas sobre os tipos decerveja e carne e como combiná-los!

Tipos de harmonização

Para aproveitar ao máximo o alimento e bebida, há alguns tipos de harmonização que podem ser testados, sendo os principais:

Contraste

A harmonização por contraste busca aproveitar o melhor dos dois mundos, ou seja, combinar cortes de qualidade com boas cervejas. A ideia aqui é encontrar uma bebida que, junto com a carne, equilibre os sabores, sem sobrepô-los.

Tipo de corte

Cervejas amargas e com maior carbonatação são ótimas para limpar o paladar antes de experimentar outras carnes. Essa é a ideia da harmonização por corte, usar cervejas mais encorpadas para aproveitar o gosto da carne anterior e, após, amenizar a sensação de peças gordurosas.

Semelhança

A harmonização do churrasco e cerveja por semelhança parte da ideia de encontrar itens que realçam características um do outro, ou seja, o objetivo é encontrar uma cerveja que destaque um ponto da carne e um corte que realce um ponto de sabor da cerveja. Todas essas opções exigem testes de sabor e procura pelo menos alimento e bebida, então não deixe de experimentar e ser ousado em suas escolhas!

Dicas de cerveja para carnes específicas

Além da harmonização de acordo com o estilo de preparo, há tipos específicos de cerveja que podem ser combinados com as diversas características da carne, como
exemplo de:

Carnes mais fortes

Carnes mais fortes como as vermelhas gordurosas podem ser aproveitadas com cervejas mais cremosas, encorpadas e de maior teor alcoólico, como Porter, Brown Ale, IPA, Double IPA e Dubbel. Assim, além de equilibrar o churrasco e cerveja, as bebidas abrem espaço para aproveitar outros sabores.

Carnes com cerveja

Carnes mais leves

Para cortes mais leves, as cervejas Amber Lager, American Brown Ale, Porter e Rauchbier são ótimas para equilibrar sabores, sem ignorar o gosto e as características da carne.

Tipos especiais 

Além da carne vermelha de boi, há tipos como linguiça artesanal e carne de cordeiro que podem ser combinados.

Para linguiça artesanal, é interessante tomar cervejas Dunkel em conjunto, aproveitando sua tonalidade avermelhada. Já a carne de carneiro pode ser degustada com algumas opções, para cervejas maltadas, a Black IPA é ideal, assim como a American Brown Ale para opções mais amargar. Todas essas dicas podem ser testadas antes de encontrar as combinações ideais para ornar churrasco e cerveja, aproveitando o melhor das duas opções e, assim, melhorando seu churrasco e a experiência de cada convidado.

Gostou das dicas sobre combinação de churrasco e cerveja? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber ainda mais conteúdo interessante!

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op