×
Compartilhar Inscreva-se

Dicas para grelhar o hambúrguer no ponto certo

Como grelhar o hambúrguer no ponto certo?

Os hambúrgueres conquistaram o coração do brasileiro, que adaptou seu preparo para grelhar a carne em uma chapa e não em uma churrasqueira como o tradicional americano. Mas, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, o ponto da carne faz toda diferença na hora de preparar seu hambúrguer preferido. 

Há quem prefira a sua carne mal passada, ao ponto ou, até mesmo, bem-passada, tudo é questão de gosto pessoal!

No entanto, quando você entende quais são ao certo os pontos que uma carne de hambúrguer e os resultados de cada ponto da carne, você descobre um universo de sabor e suculência

Escolha da carne

Alguns hambúrgueres são considerados verdadeiras obras de arte, a combinação de sabores e texturas, a apresentação, os blends, tudo isso conta antes de escolher qual o tipo de carne usar.

Considere escolher uma carne com uma boa porcentagem de gordura, que derrete e adiciona sabor. Não se esqueça da carne magra, para dar estabilidade e textura ao prato.

As melhores carnes para o preparo do hambúrguer são:

Acém

Moderado teor de gordura e sabor marcante. Oferece sabor e suculência e tem valores acessíveis. 

Costela 

Rica em gordura marmorizada, tem um sabor incrível e geralmente é misturada a uma carne mais magra. 

Alcatra

Considerada um corte nobre, é ideal para preparar um hambúrguer que pode ser combinado com a fraldinha. Nesse caso, é possível obter um blend de suculência e sabor incríveis.

Peito

Uma das carnes mais usadas para a preparação do hambúrguer, já que se trata de um corte barato, mas com muita qualidade. Essa opção pode ser utilizada como protagonista ou para a porcentagem de gordura, pois é uma carne gorda e que permite separar essa parte para colocar na mistura.

Picanha

É uma ótima carne para quem está em busca de um hambúrguer gourmet, já que é preparado com um ingrediente nobre e de alta qualidade.

Fraldinha

Um corte magro e suculento, com fibras longas. Tem um sabor distinto e é conhecida por sua textura macia.

Depois de escolher sua carne ou seu blend favorito para preparar seu hambúrguer é hora de começar a pensar nos temperos.

Tempero

O tempero ideal para um hambúrguer sem erro é sal e pimenta do reino moída. A carne só recebe o tempero na hora de ir para a chapa ou churrasqueira. Coloque a carne na chapa bem quente e polvilhe o sal a gosto. 

Somente após selar a carne adicione a pimenta do reino moída na hora. 

Claro que esses temperos são os tradicionais, que vão ressaltar o sabor da sua carne e combinar com os demais ingredientes do lanche. Mas, você pode ir além, usando mais temperos se preferir, como alho e cebola desidratados, ervas secas etc. 

Grelhando o hambúrguer

Preparar o hambúrguer é fácil, mas algumas dicas podem fazer seu hambúrguer se tornar inesquecível:

Mantenha a carne gelada 

Só retire a carne da geladeira assim que for preparar e grelhar os hambúrgueres, pois isso ajuda a manter a textura e evitar o superaquecimento durante o preparo. 

Mantenha as mãos úmidas ao moldar o hambúrguer 

Na hora de moldar os hambúrgueres, mantenha as mãos umedecidas em água para evitar que a carne grude nas mãos e perca a temperatura. Essa também é a hora de adicionar temperos, sempre manipulando o mínimo possível. 

receitas com hamburguer

Modele corretamente 

Procure modelar os hambúrgueres com o mesmo peso e espessura, para garantir que fiquem grelhados por igual. Você pode usar moldes e até mesmo uma balança para ajudar nessa hora. 

Pré aqueça a chapa 

Os hambúrgueres precisam ser grelhados de maneira uniforme e, para isso, a chapa precisa estar bem quente. Caso vá preparar em uma frigideira, escolha a boca do fogão mais forte e vá grelhando um hamburger por vez. 

Lembre-se de apenas untar a chapa ou a frigideira e somente antes do primeiro hambúrguer. O óleo utilizado ajuda a subir ainda mais a temperatura e selar a carne mais rapidamente. 

Assim que colocar o hambúrguer na chapa não mexa mais, apenas polvilhe os temperos e não fique nem tirando do lugar, nem tão pouco pressionando, isso faz com que ele perca os líquidos e sua suculência. 

Vire apenas uma única vez

Deixe o hambúrguer na chapa o suficiente para selar e vire apenas uma única vez, não é necessário ficar virando diversas vezes. 

Se achar que o hambúrguer é muito grosso e vai ficar muito cru por dentro, use um abafador para ajudar no cozimento. 

Um termômetro de cozinha pode ajudar 

Para determinar o ponto exato da carne, o ideal é ter um termômetro de cozinha. As temperaturas recomendadas são cerca de 50-60°C para mal passado, 60-65°C para ao ponto e 70-75°C para bem passado.

O hambúrguer agrada a maioria das pessoas, seja recheando um pão fofinho ou mesmo acompanhando uma refeição ou uma salada. É uma opção coringa no cardápio que atende todas as classes e faixas etárias. 

Agora você já sabe como escolher a melhor carne, fazer as melhores combinações, temperar e grelhar o hambúrguer pode se aventurar na cozinha e inventar as mais diversas preparações. 

Mas, se você busca uma opção que reúne tudo que trouxemos aqui de forma mais prática, poupando seu tempo e mantendo todo o sabor que você adora, os hambúrgueres Arvoredo são a sua melhor escolha. 

Preparados com as melhores carnes e temperos super especiais, os hambúrgueres Arvoredo oferecem o máximo de sabor e suculência aos seus pratos. Então, confira os sabores e receitas no Instagram ou no Facebook!

acessar youtube frigorífico arvoredo
Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op