×
Compartilhar Inscreva-se

Carvão ou lenha: qual o melhor para o churrasco?

Já trouxemos aqui um questionamento bem comum para quem gosta de fazer churrasco: a escolha entre a grelha ou o espeto. Agora, falaremos sobre outra decisão importante para preparar a carne, mais precisamente, sobre escolher a melhor forma de preparar o fogo para o churrasco. Carvão ou lenha?

Como de costume, vamos mostrar as características de cada uma das formas, levantando vantagens, desvantagens e orientações sobre o seu uso.

Aprenda mais essa dica de churrasco conosco e veja se vale mais a pena escolher carvão ou lenha para preparar o seu!

Tudo sobre o carvão para churrasco

Quanto ao sabor, tanto a lenha quanto o carvão oferecem um ótimo sabor à carne. Porém, quando falamos em carvão, ganhamos muito em praticidade, pois em qualquer mercado é possível encontrar o saco do produto, limpo e pronto para fazer aquele churrasco com os amigos.

Outra característica do carvão é o fato de ser fácil de acender e virar brasa rapidamente.

Existem vários tipos de carvão, mas dê preferência aos de eucalipto, uma vez que eles têm boa resistência, durabilidade, queimam uniformemente e retêm mais calor. Além disso, são mais ecológicos, oferecendo menos impacto ao meio ambiente.

Há um tipo de carvão mais indicado para assar carnes mais lentamente, os quais são feitos de pó de carvão, amido e, em alguns, de barro.

Em todo caso, o momento certo para colocar a carne é quando a brasa está toda incandescente. Esperar esse momento é garantir o sabor da carne e o perfeito cozimento.

Carvão ou lenha?

O que você deve saber sobre a lenha

O churrasco com lenha exige mais prática do churrasqueiro, uma vez que o controle de calor é mais difícil do que com o carvão.

Vale lembrar antes de tudo que a lenha pode ser usada de duas maneiras: ao lado da carne, para que asse com a irradiação do calor das chamas, assim como no fogo-de-chão, ou queimando-a separadamente e colhendo as brasas que se soltam para colocar sob a carne. Essa segunda maneira é a famosa Parrilla à moda argentina e uruguaia.

Assar carne

De qualquer forma, deve-se tomar cuidado para que as chamas nunca toquem a carne.

Assim como no caso do carvão, dê preferência a lenha de eucalipto, pelos mesmos motivos do carvão de mesmo material.

Outro tipo de lenha boa é a de pinus, que deixa o sabor de defumado mais forte, o que pode se tornar enjoativo com o tempo. Lembrando que a lenha leva mais tempo que o carvão para formar a brasa.

Em relação à quantidade, se com o carvão você usa 1 saco de 5 kg, na lenha, para assar a mesma quantidade de carne, você vai de pelo menos 3 vezes mais, ou seja, 15 kg.

Agora você já sabe que fazer churrasco com carvão ou lenha é uma questão de preferência e da ocasião. Para quem quer variar, vale a pena testar as duas formas.

Quer mais dicas sobre churrasco? Confira os posts que preparamos no nosso blog e melhore cada vez mais as suas técnicas de churrasqueiro!

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op