×
Compartilhar Inscreva-se

Tábua de corte: aprenda mais sobre um dos utensílios mais usados na sua cozinha

Higienizar os alimentos já faz parte da rotina, mas como você cuida da tábua de corte da sua cozinha? Sabia, que dependendo do material que ela é feita, pode lhe trazer muitos problemas?

Pois é! A tábua de corte é um utensílio muito comum em todas as cozinhas e extremamente útil durante a preparação de qualquer prato. Porém, alguns cuidados devem ser tomados na escolha do material, na higienização e na vida útil de cada uma.

Continue a leitura e confira algumas dicas que vão lhe ajudar a escolher e manter a sua próxima tábua de corte!

A quantidade ideal

O primeiro fator a se analisar é quantas tábuas de corte você vai precisar. Sim: mais de uma!

O ideal é que toda cozinha tenha uma tábua para cada grupo de alimentos, com o objetivo de não correr riscos de contaminação cruzada (quando bactérias são transmitidas de um alimento contaminado para outro). Neste caso, tenha uma para carnes cruas, outra para vegetais crus e outra para alimentos cozidos, por exemplo. Para o churrasco, é do mesmo jeito: uma para preparação da carne crua e outra para cortá-la e servi-la após assada.

O tamanho que você precisa

Um fator de grande atenção é o tamanho da tábua: é preciso analisar cada possibilidade de uso para escolher o que vai lhe atender melhor.

Como o ideal é ter uma para cada alimento, estas devem estar de acordo com o que será cortado. O tamanho médio é sempre funcional, mas também – quando for escolher a tábua de corte ideal para a carne assada, por exemplo, – deve-se optar por um tamanho maior e que comporte os pedaços de carne.

A escolha do material

Aqui está um dos pontos mais críticos desta tarefa! O material ideal para tábuas de corte gera bastante discussão por especialistas, chegando até à situação de, nos últimos anos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter proibido que restaurantes utilizem utensílios de madeira, por ser um material poroso que possibilita que bactérias se instalem nas ranhuras da superfície e se proliferem com mais facilidade.

Em vista disso, sobram dois materiais muito indicados para ter em sua cozinha: a tábua de vidro temperado ou a de plástico com tratamento contra o acúmulo de bactérias.

A de vidro tem como ponto negativo o que ela causa nas facas, pois faz com que elas fiquem sem fio muito mais rápido. Entretanto, tem como pontos positivos a durabilidade e a facilidade na hora da higienização. Já as de plástico, o ponto forte está na sua composição que ajuda nos cortes, e a parte negativa está na sua durabilidade.

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op