×
Compartilhar Inscreva-se

Entrecôte na frigideira: mais uma receita do “O sabor do campo na sua mesa”

Chegou a vez de falarmos de um corte de carne bovina cada vez mais conhecido e apreciado pelos amantes do churrasco, o entrecôte. Se você ainda não sabia, o entrecôte é um corte típico argentino, com nome francês, mas que é muito fácil de preparar.

O entrecôte tem origem na ponta superior do contrafilé, a partir das cinco primeiras vértebras do animal, uma região com alto teor de gordura marmorizada, o que garante uma carne macia. Esse corte leva também outros dois nomes: Filé de Costela e Bife Ancho.

Se você nunca preparou um entrecôte no conforto de sua casa, aqui vão algumas dicas. A primeira delas é cortar a peça em medalhões, com aproximadamente dois dedos de largura. A segunda dica é preparar o entrecôte em grelhas, com fogo forte e bom braseiro.

Acontece que o nosso embaixador Silvio Moratelli, chef churrasqueiro de mão cheia, inovou ao preparar essa suculenta carne e trouxe no “O sabor do campo para sua mesa” um entrecôte na frigideira.

Para quem perdeu o primeiro vídeo da costela no espeto onde o master chef deu algumas dicas, é só clicar AQUI. Mas dessa vez o carro chefe é o entrecôte acompanhado de chimichurri caseiro.

Vamos ao preparo?!

O primeiro passo é temperar o entrecôte do Frigorífico Arvoredo com pimenta preta. Lembre-se de moer a especiaria dos dois lados. Uma dica valiosa é deixar repousar a carne por 10 minutos até que ela absorva bem o tempero.

Com a frigideira pré-aquecida, coloque o entrecôte para selar. Outra dica do nosso embaixador é ir selando a carne na frigideira a cada 3 minutos até que todos os lados da peça fiquem uniforme no cozimento.

Enquanto a carne estiver na frigideira, o que acha de preparar o chimichurri caseiro? Para quem ainda não conhece, trata-se de um molho tradicional das parrillas que tem um toque picante muito saboroso ao churrasco. Para esse preparo você vai precisar de:

  • Salsinha picada;
  • Orégano (já hidratado em água);
  • Pimenta dedo-de-moça;
  • Alho;
  • Pimenta do reino;
  • Ervas a gosto;
  • Sal fino;
  • Azeite de oliva;
  • Vinagre de maçã.

Misture tudo e aguarde o entrecôte ficar selado e pronto.

Para concluir a carne deliciosa na frigideira, acrescente a manteiga juntamente com tomilho, alecrim e, é claro, o sal. A dica importante para manter a suculência dessa peça é evitar salgar antes de selar. Depois de acrescentar esses ingredientes, o segredo é ir marinando a carne para pegar o sabor dos temperos. Ao retirar da frigideira, já pronto, deixe o entrecôte descansar em uma tábua por pelo menos 2 minutos. 

Assista ao vídeo do Silvio Moratelli que ele explica direitinho como preparar esse entrecôte do Frigorífico Arvoredo acompanhado do chimichurri caseiro:

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o entrecôte e dessa receita do nosso embaixador? É super simples de fazer na sua casa com os temperos que tem na sua horta. Aguarde pelo próximo vídeo que estamos preparando no nosso especial de “O sabor do campo na sua mesa”.

Quais as características do Entrecôte?

O entrecôte é uma carne de fibras curtas, o que significa que é um corte bom para ser grelhado, assado no forno ou frito. 

Essa peça se destaca principalmente por três atributos os quais fazem toda a diferença em qualquer churrasco: maciez, sabor e suculência. Por ser uma carne versátil, ela fica deliciosa desde mal passada até ao ponto, mas é claro que vai depender do gosto pessoal do churrasqueiro.

 

 

O principal atrativo do entrecôte é o marmoreio evidente, a famosa gordura entremeada na carne. Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar um delicioso entrecôte do Frigorífico Arvoredo, não perca a oportunidade, pois garantimos maciez nessa peça, além de sabor e suculência inesquecíveis.

Acompanhe nossos posts no Instagram e vídeos no Youtube para mais dicas e receitas dessa série especial de “O sabor do campo na sua mesa”.

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op