×
Compartilhar Inscreva-se

Características nutricionais dos principais cortes de carne bovina

Muitas pessoas e, principalmente, profissionais de saúde estão percebendo o quanto as carnes vermelhas são benéficas para a saúde. Afinal de contas, existem nutrientes importantes nas carnes vermelhas, por exemplo, existe mais vitamina B12 nelas do que em outros alimentos. Por isso, antes de pensar em retirá-la da sua dieta, faça uma análise das características nutricionais da carne bovina.

E, como não poderia ser diferente, estamos aqui para ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável sem tirar a carne bovina da sua dieta. Veja abaixo as características nutricionais dos principais cortes consumidos e descubra porque esse tipo de carne é tão importante para sua saúde. Confira!

Principais características nutricionais da carne bovina

É rica em proteínas

Essa é uma das características mais conhecida das carnes bovinas. A grande quantidade de proteínas que elas possuem é excelente para reduzir o grande consumo de carboidratos e as elevadas taxas de gordura na composição corporal. Para quem pratica musculação e está em busca da hipertrofia muscular, um excelente corte é o patinho que contém, em apenas 100 gramas, quase 40 gramas de proteína.

Aumenta o desempenho

Todos os nossos tecidos, assim como o muscular, sobrevivem pela presença de oxigênio. Em um infarto do miocárdio, por exemplo, ocorre que essa parte do músculo cardíaco fica sem o oxigênio que é levado pela corrente sanguínea. O tecido necrosa e morre. Na carne bovina encontramos a mioglobina, uma substância que tem como principal função o transporte de oxigênio para as diversas partes do corpo como os músculos. Assim, o consumo da carne bovina melhora  o desempenho no seu dia a dia.

Outro nutriente presente na carne, um tipo de proteína, é a creatina. Ela ajuda na formação da principal moeda enérgica do corpo, o ATP. Assim, durante o ciclo de respiração, mais energia é produzida pela presença de carne vermelha.

Aliada no combate à obesidade

A carne bovina possui uma quantidade considerável de fenilalanina o que, por sua vez, ajuda na perda de peso. Mas como? A fenilalanina, quando chega ao cérebro, emite sinais para o hipotálamo fazendo com o que a mente entenda que o corpo já está saciado e não precisa de mais comida. Sendo assim, ela pode ser uma poderosa aliada na briga contra a balança.

Além disso, como a proteína demora mais tempo para metabolizar, já que suas cadeias moleculares são muito complexas, você fica por mais tempo saciado.

É rica em ferro

O feijão é um dos alimentos mais conhecidos quando o assunto é mineral ferro, mas a carne bovina tem uma quantidade maior e a absorção também é melhor. A presença de ferro em quantidades saudáveis reduz as chances de anemia ferropriva. Existem dois cortes com uma boa quantidade dessa substância: o miolo de alcatra e a picanha. A cada 100 gramas dessas carnes é possível encontrar 3,2 gramas de ferro. Além disso, sem o ferro, o oxigênio não circularia pelo organismo e assim, a vida seria impossível.

As características nutricionais da carne bovina provam o quanto esse alimento é necessário na nossa dieta. O melhor a fazer é consultar o nutricionista para que ele possa adequar a quantidade de carne às nossas necessidades.

E na hora de comprar as suas carnes, escolha as da marca Arvoredo e garanta a qualidade dos alimentos na sua dieta! 

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op