×
Compartilhar Inscreva-se

Os 6 maiores erros de churrasqueiros que você deve evitar

Churrasco é sempre uma boa pedida, não é mesmo? Seja para receber os amigos no final de semana ou reunir a família naquele almoço especial de domingo. Mas para que o cardápio seja realmente um sucesso, a preparação é essencial.

É claro que você não precisa ser o maior expert do assunto para fazer um bom churrasco, por outro lado, é fundamental ter algumas noções básicas sobre o tema para não passar vergonha, já que alguns erros “simples” podem transformar o momento em um verdadeiro desastre.

Como em qualquer outra área, conhecimento nunca é demais, por isso, seja você o churrasqueiro oficial da galera ou alguém em busca desse título, vale a pena continuar a leitura deste post.

Selecionamos os 5 maiores erros cometidos por muitos churrasqueiros por aí e que devem ser evitados para garantir um churrasco de primeira. Olha só.

#01 Escolher cortes ruins

O preparo de um churrasco começa pela escolha do corte de carne a ser servido para seus convidados, afinal, são muitas opções. Mas você sabe quais as mais indicadas para grelhas ou churrasqueiras, quais são de primeira ou segunda, por exemplo?

Antes de comprar a carne, é importante ter noção sobre essas informações, assim o seu churrasco já estará começando da forma correta.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o nosso guia definitivo dos cortes de carne bovina.

#02 Errar na quantidade de carne

Nada pior do que deixar seus convidados com fome porque não há carne suficiente ou mostrar desperdício de comida assando um volume muito maior do que o necessário.

Lembre-se sempre: mais qualidade, menos quantidade, afinal é preferível ter menos cortes (em quantidades suficientes) que garantam uma ótima refeição para seus convidados, do que muita carne que não agrega em nada no seu churrasco.

Para um churrasco sem acompanhamentos, tenha ao menos 500g de carne por pessoa. Já um churrasco com os tradicionais acompanhamentos, como arroz e maionese, considere 400g para os adultos e 200g para as crianças.

#03 Utilizar carvão úmido

Já imaginou reunir os amigos ou a família para aquele churrasco e não conseguir acender o fogo?

Certamente essa é uma situação que você não deseja vivenciar, por isso, a nossa dica é: certifique-se sempre antes de iniciar o fogo se o carvão está completamente seco. Carvão úmido não pega fogo e nem mantém a brasa.

#04 Temperar com muita antecedência

Temperar a carne um bom tempo antes de colocá-la para assar não vai fazer você “ganhar tempo”, mas sim, perder em qualidade no resultado final do seu churrasco.

Quando a carne é temperada com antecedência, ela perde água e sabor facilmente. O recomendado é utilizar uma pequena quantidade de sal grosso triturado apenas cinco minutos antes de ela ir para a grelha ou churrasqueira, retirando sempre o excesso.

#05 Mexer na carne durante o preparo

Se temperar a carne com antecedência já interfere na sua suculência, imagine ficar mexendo, cutucando, cortando ou furando a peça a cada poucos minutos.

Essa é uma prática que deve passar longe de um bom churrasqueiro. Se precisar virar a carne, utilize uma pinça ou um garfo apenas na ponta do alimento.

#06 Comprar carne de procedência duvidosa

Você pode até evitar todos os erros citados acima, mas se comprar uma carne de procedência duvidosa, corre o risco do seu churrasco ir por água abaixo. Por isso, escolha sempre fornecedores de procedência e confiança, com credibilidade junto ao mercado.

Seguindo todas essas dicas você certamente será reconhecido como um Churrasqueiro Classe A.

Compartilhe

© Copyright • Frigorífico Arvoredo •
Política de privacidade • Dev by 2op