Como calcular a quantidade de carne para o churrasco?

Como calcular a quantidade de carne para o churrasco?

Quem não gosta de uma comemoração com um belo churrasco? O grande problema que muitos enfrentam é na hora de calcular a quantidade de carne, afinal de contas, queremos que todos comam sem restrições. Mas também não queremos que sobre uma grande quantidade de carne a ponto de estragar com o passar do tempo ou preparar muita carne e ter que desperdiçá-la.

Abaixo você confere uma explicação sobre como fazer esse cálculo tão importante. Acompanhe!

Para quantas pessoas?

Antes de ir ao supermercado fazer a compra da carne, é importante saber para quantas pessoas é o churrasco. Vai fazer uma festa grande para muitos convidados ou apenas uma pequena reunião com os amigos?

Se for para poucas pessoas, a dica é investir em poucos tipos de corte e não cair na armadilha de oferecer um pouco de cada. O problema disso é que você vai comprar uma grande quantidade de carne e vai acabar não utilizando para o evento. Além disso, uma pessoa acaba comendo mais de um tipo de carne e a consequência disso é acabar faltando para os outros convidados.

Para um churrasco com cerca de 10 pessoas, oferecer apenas 2 tipos de carne já é o suficiente. Nesse caso, a costela e a linguiça podem ser ótimas opções. Se houver mais de 20 pessoas, já podem entrar outras opções como frango, coração e outros. E, é claro, não pode faltar o pão de alho.

Quantas crianças?

Na hora de contar a quantidade de pessoas que foram convidadas, você precisa ter em mente que uma criança não come o mesmo que um adulto. Por isso, o cálculo não pode ser igual. Para isso, você deve contar as crianças de 6 a 11 anos como se fosse metade de uma pessoa. Assim, duas crianças são iguais a um adulto quanto o assunto é consumo de carne.

De que forma calcular a quantidade de carne?

A média geral é de 400 gramas de carne para um adulto. Essa quantidade pode variar se você oferecer acompanhamentos. Por exemplo, vai ter feijão tropeiro? Arroz? Salada? Pão de alho? Isso deve ser levado em consideração. O tipo de carne que será oferecida também deve ser levada em consideração. 

Mas, se a sua festa é grande e você pretende contratar um buffet, saiba que a quantidade de carne por pessoa é maior: 750 gramas. Isso porque, quando a carne esfria no prato e as pessoas olham para a grande quantidade que ainda está na churrasqueira, elas tendem a deixar o que está no prato e esperar a próxima remessa. Assim, o desperdício acaba sendo grande. 

churrasco-carne

Além de calcular a quantidade de carne, lembre-se também de calcular as bebidas. Normalmente, 1 litro e meio por pessoa e se os convidados bebem cerveja, são, em média, 4 latas por pessoa. É claro que vale analisar cada um dos convidados. Se a maioria bebe e se a festa vai durar mais de 6 horas, calcule 2 litros de cerveja para cada um.

Quer receber mais dicas para deixar as suas refeições ainda melhores? Então, assine a nossa newsletter!

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *