Como aproveitar a carne do churrasco

Como aproveitar a carne do churrasco

Exagerou na quantidade de carne e quer reaproveitar a carne do churrasco? Existem boas maneiras de fazer isso, afinal de contas, jogar uma boa carne fora é praticamente um pecado capital e ela pode ser utilizada de outras maneiras para fazer receitas diversas e alimentar várias pessoas em outras refeições.

O desperdício de comida vem crescendo a cada dia e no Brasil esse número é alarmante. Uma pesquisa realizada em 2018 confirmou que mais de 60% dos brasileiros joga comida fora. No mundo, são mais de 2,1 bilhões de toneladas por ano de alimentos jogados no lixo sendo que 821 milhões de pessoas passam fome no nosso planeta. A estimativa é que esses números, já bem alarmantes, aumente em 30% no ano de 2030.

E como você não quer fazer parte dessa estatística, vamos ensinar algumas boas receitas para como reaproveitar a carne do churrasco de maneira consciente.

Arroz de carreteiro

Esse é um tipo de arroz já bastante tradicional na culinária brasileira e tem como diferencial a presença de carne seca desfiada ou em pedaçõs. Provavelmente não tem carne seca nas “sobras” do seu churrasco, mas é possível utilizar outras carnes. Você só vai precisar de:

  • reaproveitar a carne do churrasco2 dentes de alho picados;
  • 1 cebola picada;
  • 2 xícaras de chá de arroz;
  • 6 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sopa de cheiro verde;
  • 1 kg de carne desfiada;
  • sal a gosto.

Utilize um corte de carne macio e desfie a carne (isso pode ser feito em um multiprocessador). Depois, frite a carne no azeite e, quando ela estiver um pouco dourada, acrescente o alho e a cebola. Junte o arroz, refogue e despeje água até cobrir tudo. Quando o arroz estiver no ponto, pode servir com um pouco cheiro verde por cima.

Escondidinho

O escondidinho é uma comida típica do Nordeste e leva basicamente carne desfiada ou cortada em cubos e aipim (mandioca ou macaxeira).

Primeiro, você deve preparar o purê de aipim:

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 kg e ½ de aipim;
  • 1 lata de creme de leite com soro.

Cozinhe o aipim com sal a gosto (tenha cuidado, pois a carne já está salgada). Depois de cozida, amasse a raiz por completo e misture todos os outros ingredientes até que fique uma massa homogênea.

Agora faça o recheio:

  • 3 colheres de sopa de azeite ou óleo;
  • 1 dente de alho;
  • 1 kg de carne desfiada;
  • 2 cebolas raladas;

Corte a carne em pedaços pequenos e ponha para cozinhar na panela de pressão por cerca de 15 minutos. Depois, lave a carne e desfie. Agora, em outra panela, o azeite ou óleo, a cebola e o alho. Quando estiver dourando, abaixe a chama, acrescente a carne e deixe fritar.

Para montar o prato, utilize um pirex de vidro untado com manteiga e adicione a metade do purê de mandioca, espalhando-o até que cubra todo o fundo. Depois espalhe a carne desfiada e coloque por cima o restante do purê. Pincele com gema de ovo e espalhe queijo parmesão ralado se preferir. Leve ao forno apenas para dourar.

Você pode montar pratos deliciosos com a carne que sobrou do churrasco e reaproveitar cada pedaço que não foi consumido. Você pode fazer panquecas, empadas e diversos alimentos deliciosos e ainda ajuda a reduzir o desperdício de comida ao reaproveitar a carne do churrasco.

Quer receber mais dicas que vão facilitar o seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!

 

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *